Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Rui Falcão se solidariza com jornalistas agredidos pela PM

Rui Falcão se solidariza com jornalistas agredidos pela PM


rui

O deputado estadual, presidente do PT e jornalista, Rui Falcão, em matéria publicada em sua página de internet http://ruifalcao.com.br/jornalistas-se-unem-em-protesto-contra-onda-de-agressoes-da-pm/ prestou solidariedade aos repórteres fotográficos, cinematográficos e profissionais de imprensa agredidos pela Polícia Militar, desde as manifestações de 13 junho.

O apoio foi dado após tomar conhecimento dos dados estatísticos apresentados pela da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), durante coletiva, organizada pelo Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP), no dia 28 de outubro,  de que já foram registrados 102 agressões à jornalistas e, de que o estado de São Paulo é o recordista na violência contra os profissionais de imprensa.

“Os jornalistas que estão na rua cumprem o importante papel social de informar e, por isso, não podemos aceitar que sejam violentamente impedidos de realizar seu trabalho”, declarou Rui Falcão.

Dos 102 casos em todo o Brasil, 39 aconteceram em SP, sendo 38 na capital e um em Campinas. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro com 24 agressões.

Rui Falcão foi jornalista de periódicos como A Gazeta, Folha de S. Paulo, Notícias Populares, Jornal da Tarde e Diário da Noite, todos de São Paulo, além de diretor de redação da revista Exame, entre 1977 e 1988. Ele também foi diretor estatutário do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo entre 1983 e 1988. O deputado se comprometeu com o SJSP em fazer um pronunciamento na Assembleia Legislativa em defesa da categoria.

 

 

 

Foto Richard Casas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo