Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Reunião debaterá o papel jornalístico da assessoria de imprensa nesta quarta

 

Assessorias de Imprensa: o reconhecimento do papel jornalístico da profissão, o pejotismo e o “empreendedorismo” será o tema da próxima reunião preparatória para o 16º Congresso Estadual dos Jornalistas, que acontece em agosto e tem por objetivo definir diretrizes de atuação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) nos próximos anos.

O debate acontece nesta quarta-feira (12), às 19h. Para participar da atividade é só enviar um e-mail para jornalista@sjsp.org.br ou uma mensagem para (11) 91372-7285 até às 17h desta quarta-feira (12 de julho). O link da reunião será enviado até este horário e nos grupos de Whatsapp do Sindicato.

Confira o temário e o regimento aqui.

Destruição da comunicação pública

A reunião da última segunda-feira (10) discutiu a importância da comunicação pública no Brasil. Durante os últimos seis anos a EBC sofreu diversos ataques e sucateamento, nos governos Temer e Bolsonaro, como conta Eduardo Viné, trabalhador da EBC e diretor do SJSP “A EBC é um projeto extremamente agredido por todos os veículos de comunicação por romper monopólios. Desde o governo Temer ao trágico governo Bolsonaro houve destruição de toda uma estrutura construída e muita perseguição a dirigente sindicais. O SJSP e vários grupos da sociedade fazem parte de uma frente de defesa da EBC, que luta por sua manutenção como projeto de comunicação pública e por seus instrumentos de autonomia”.

Reconstrução da comunicação pública 

As ofensivas governamentais não atingiram apenas a EBC, mas também a TV Cultura, que foi muito instrumentalizada pelos governos do PSDB.
A falta de concursos públicos também tem atingido a emissora, além de um achatamento de salário, com um déficit salarial de mais de 50%, e um sistema de contratação duplo, de CLTs e mais da metade como PJs e MEIs.

A questão do jornalismo público abrange muitas dimensões, observa Cláudio Soares, jornalista da Prodesp (que incorporou a Imprensa Oficial do Estado) e diretor do SJSP. “Jornalistas que trabalham em câmaras municipais, prefeituras, secretarias de estado ou do governo federal têm um universo que precisa ser discutido”. 
A luta pela preservação e fortalecimento desses projetos se mostra fundamental para garantir uma comunicação de qualidade, comprometida com o interesse público e o diálogo com a sociedade.

Como participar do congresso

Cada reunião preparatória também é considerada um encontro “oficial” para a eleição das delegadas e delegados do Congresso: quem participar de ao menos três atividades, está automaticamente habilitado a ser delegada(o), desde que esteja sindicalizada.
 

Reuniões por local de trabalho

Além dos encontros temáticos, estão previstas, para até 27 de julho, atividades presenciais ou virtuais nos locais de trabalho para o debate dos temas do congresso e a eleição de delegada(o). Contate o Sindicato para organizar uma reunião!

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo