Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Responsabilidade da imprensa no combate ao racismo é tema de debate no SJSP

Responsabilidade da imprensa no combate ao racismo é tema de debate no SJSP


 

tv-1

“A Responsabilidade dos Meios de Comunicação no Combate ao Racismo” é o tema do debate promovido pela Cojira/SP (Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial), no dia 20 de março (5ª feira), a partir de 19h, no auditório do Sindicato do Jornalistas, à rua Rego Freitas, 530 – sobreloja.

De acordo com Oswaldo Faustino membro da Cojira/SP, a escolha desse tema pautou-se no importante papel exercido pela mídia na formação da opinião pública, na alimentação do imaginário, na própria educação e construção da personalidade de leitores, ouvintes e telespectadores.

O debate marca a passagem do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado sempre no dia 21 de março, o evento contará com a participação da blogueira Charô Nunes, do grupo das Blogueiras Negras, pelo militante do movimento negro e blogueiro Douglas Belchior e pelo jornalista Luis Nassif.

 

Porque 21 de março é dia mundial de combate ao racismo

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Shaperville, próxima a Johannesburg, na África do Sul, as forças de repressão do Apartheid atacaram com rajadas de metralhadora cerca de 20 mil pessoas participavam de uma manifestação pacífica organizada pelo Congresso Pan-Africano. Sessenta e nove manifestantes foram assassinados e cerca de 180 ficaram feridos. Em novembro de 1969, a ONU- Organização das Nações Unidas instituiu essa data como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo