“A Responsabilidade dos Meios de Comunicação no Combate ao Racismo” é o tema do debate promovido pela Cojira/SP (Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial), no dia 20 de março (5ª feira), a partir de 19h, no auditório do Sindicato do Jornalistas, à rua Rego Freitas, 530 – sobreloja.
De acordo com Oswaldo Faustino membro da Cojira/SP, a escolha desse tema pautou-se no importante papel exercido pela mídia na formação da opinião pública, na alimentação do imaginário, na própria educação e construção da personalidade de leitores, ouvintes e telespectadores.
O debate marca a passagem do Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, celebrado sempre no dia 21 de março, o evento contará com a participação da blogueira Charô Nunes, do grupo das Blogueiras Negras, pelo militante do movimento negro e blogueiro Douglas Belchior e pelo jornalista Luis Nassif.
Porque 21 de março é dia mundial de combate ao racismo
No dia 21 de março de 1960, na cidade de Shaperville, próxima a Johannesburg, na África do Sul, as forças de repressão do Apartheid atacaram com rajadas de metralhadora cerca de 20 mil pessoas participavam de uma manifestação pacífica organizada pelo Congresso Pan-Africano. Sessenta e nove manifestantes foram assassinados e cerca de 180 ficaram feridos. Em novembro de 1969, a ONU- Organização das Nações Unidas instituiu essa data como Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.