Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Repúdio contra demissão de jornalista ameaçado

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por meio da Regional ABCD, manifesta perplexidade e repúdio diante da demissão do jornalista Artur Rodrigues pelo jornal Diário do Grande ABC.

Na quinta-feira (24), depois de cumprir em casa o banco de horas conforme requisitado pela direção da empresa — com a promessa de que voltaria a trabalhar depois desse período — o jornalista foi surpreendido com sua demissão, formalizada no dia seguinte.

Artur ainda tenta se recompor diante do trauma da ameaça sofrida no dia 21 de agosto, durante exercício profissional na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, quando o vereador Paulo Chuchu (PL) o ameaçou com uma arma de fogo. A violência teve grande repercussão e várias entidades representativas manifestaram solidariedade.

Agora, ele é surpreendido com a demissão.

Estranho é que, mesmo tendo gozado um período de férias no primeiro semestre deste ano, a empresa orientou o jornalista a tirar férias no começo de outubro, às pressas — o que Artur recusou-se a fazer. Depois, o jornal quis que ele cumprisse o banco de horas em casa.

A atitude da empresa só contribui para a naturalização da violência contra jornalistas e, fatalmente, atinge a liberdade de imprensa e o direito da população de ser informada. Ao invés de prestigiar e proteger um profissional que teve sua vida em risco por exercer, com ética, o Jornalismo, a empresa o penaliza.

O Sindicato dos Jornalistas, que tem em sua tradição histórica a luta contra o autoritarismo e a violência, expressa seu repúdio diante da demissão e segue prestando toda a solidariedade e apoio a Artur Rodrigues.

Conclamamos as e os jornalistas, bem como a sociedade, a somarem-se a esse desagravo. Em defesa da liberdade de imprensa e do livre exercício profissional, toda força ao companheiro Artur!

Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

São Paulo, 29 de outubro de 2024

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo