Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Repórter do Futuro: encontro reúne estudantes

Encontro reúne 98 estudantes de Jornalismo que concorrem a novo módulo do Repórter do Futuro

O teste foi aplicado no Auditório Freitas Nobre da Câmara Municipal de SP. Foto: Alice VergueiroEstudantes e recém formados em Jornalismo de doze diferentes instituições de ensino superior participaram, neste sábado (24), do encontro de seleção para o 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter – módulo do Projeto Repórter do Futuro (PRF) desenvolvido em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 

O estímulo à prática reflexiva é o ponto forte desse projeto de formação desenvolvido há 25 anos pela OBORÉ. “Só se enxuga quem se molha e não há forma melhor de aprender do que por meio da prática. E não qualquer prática, mas a prática reflexiva da reportagem”, disse Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador geral do projeto, na palestra de boas vindas aos alunos.

Sergio ainda destacou a importância que há na preparação do repórter nos dias de hoje, principalmente diante das mudanças pelas quais a profissão tem passado com o avanço das tecnologias, da convergência das mídias e da internet. “Ao contrário do que se diz, esta profissão ficou mais complexa e exigente”, alerta o jornalista.

Este curso, em especial, propõe-se a debater grandes temas ligados à vida cotidiana da cidade e colaborar na formação de uma nova geração de repórteres mais sensíveis e preparados para os desafios que esse tipo de cobertura impõem. Temas como Segurança, Saúde, Gestão da Cidade e Mobilidade constam da programação do módulo a ser desenvolvido neste semestre, entre os dias 7 de abril e 9 de junho.

“A parceria com a OBORÉ é de extrema importância porque um dos papeis principais, se não o principal, da Câmara dos Vereadores, é o de fiscalização do executivo e de solução dos problemas para a cidade. E para isso, uma imprensa livre e democrática, com repórteres bem preparados, ajuda a fortalecer a democracia”, destacou Mateus Novaes, diretor acadêmico da Escola do Parlamento, que também falou na abertura do evento.

Os vinte selecionados serão divulgados no dia 29 de março, quinta-feira, no site e nas redes sociais da OBORÉ e das instituições promotoras.

Saiba mais:
OBORÉ: Jornalismo Sindical e luta democrática
OBORÉ festeja seus 40 anos com homenagem a Freitas Nobre e encontro de amigos e parceiros de caminhada

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo