Estudantes e recém formados em Jornalismo de doze diferentes instituições de ensino superior participaram, neste sábado (24), do encontro de seleção para o 11º curso Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter – módulo do Projeto Repórter do Futuro (PRF) desenvolvido em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD), com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
O estímulo à prática reflexiva é o ponto forte desse projeto de formação desenvolvido há 25 anos pela OBORÉ. “Só se enxuga quem se molha e não há forma melhor de aprender do que por meio da prática. E não qualquer prática, mas a prática reflexiva da reportagem”, disse Sergio Gomes, diretor da OBORÉ e coordenador geral do projeto, na palestra de boas vindas aos alunos.
Sergio ainda destacou a importância que há na preparação do repórter nos dias de hoje, principalmente diante das mudanças pelas quais a profissão tem passado com o avanço das tecnologias, da convergência das mídias e da internet. “Ao contrário do que se diz, esta profissão ficou mais complexa e exigente”, alerta o jornalista.
Este curso, em especial, propõe-se a debater grandes temas ligados à vida cotidiana da cidade e colaborar na formação de uma nova geração de repórteres mais sensíveis e preparados para os desafios que esse tipo de cobertura impõem. Temas como Segurança, Saúde, Gestão da Cidade e Mobilidade constam da programação do módulo a ser desenvolvido neste semestre, entre os dias 7 de abril e 9 de junho.
“A parceria com a OBORÉ é de extrema importância porque um dos papeis principais, se não o principal, da Câmara dos Vereadores, é o de fiscalização do executivo e de solução dos problemas para a cidade. E para isso, uma imprensa livre e democrática, com repórteres bem preparados, ajuda a fortalecer a democracia”, destacou Mateus Novaes, diretor acadêmico da Escola do Parlamento, que também falou na abertura do evento.
Os vinte selecionados serão divulgados no dia 29 de março, quinta-feira, no site e nas redes sociais da OBORÉ e das instituições promotoras.
Saiba mais:
OBORÉ: Jornalismo Sindical e luta democrática
OBORÉ festeja seus 40 anos com homenagem a Freitas Nobre e encontro de amigos e parceiros de caminhada