A Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participou, na quinta-feira (17), da Oficina de Engenharia de Prompt, promovido pela Subsede da CUT-SP ABC, na sede do Sindicato dos Químicos, em Santo André. O curso foi ministrado pelo jornalista e consultor em IA Pedro Burgos.
Participaram a diretora regional, Vilma Amaro, e a diretora de base, Viviane Barbosa, que atua como assessora de imprensa e comunicação do Sindserv Santo André e da CNTTL. O evento também reuniu 50 dirigentes sindicais das áreas de imprensa e comunicação. As diretoras saudaram a excelente iniciativa da Oficina organizada pela coordenadora da CUT-ABC, Cleide Tameirão, e pelo diretor de Comunicação da CUT-SP, Belmiro Moreira.
Para as diretoras Vilma e Viviane, as tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial, vieram para ficar. No entanto, destacaram que é fundamental que os sindicalistas façam uso ético dessas ferramentas nas ações sindicais, sem precarizar ou substituir o trabalho do jornalista/profissional de comunicação.
“Roteiros criativos de vídeos sobre a taxação das grandes fortunas, que vimos nas redes, foram utilizados pela IA do Google, a VEO 3. Ficaram ótimos porque foram feitos por profissionais de comunicação”, relataram.
Em resposta às indagações das diretoras, Burgos reforçou que os profissionais de comunicação têm mais facilidade em utilizar essas ferramentas para aprimorar seu trabalho. Também destacou é importante que todos os trabalhadores possam se apropriar dessas ferramentas e, que, com avanço tecnológico, algumas profissões irão desaparecer.
Nossas dirigentes também chamaram atenção para a importância de uma curadoria humana e, acima de tudo, com respeito ao trabalho de jornalistas, roteiristas, designers e cineastas que atuam na área da comunicação.
Veja como foi:







