Na última quarta-feira, 24, a Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realizou Plebiscito referente a Campanha Salarial do Interior e Litoral na redação da RAC. O Plebiscito acontece em todo estado e o resultado final deve ser divulgado até o início da próxima semana.
Logo após o Plebiscito, representantes do Sindicato presentes na redação reuniram os jornalistas para discutir sobre os boatos que surgiram nos últimos dias de que a empresa poderia promover uma demissão em massa.
Esta informação surgiu pelas redes sociais, principalmente após a demissão de dois trabalhadores da empresa: uma funcionária do RH, responsável pelo controle do acordo de jornada de trabalho e de um funcionário do departamento comercial.
A representação sindical local assim que tomou conhecimento do assunto, fez contato com o RH da empresa. “O representante do RH nos informou que desconhecia esta decisão de demissão em grande escala”, disse o diretor Regional, Agildo Nogueira Jr.. Os diretores presentes na redação se reuniram com o diretor editorial, Nelson Homem de Mello, que também declarou não ter maiores informações.
Após a reunião com os jornalistas, ficou definido que a Regional irá buscar uma posição oficial da empresa e assim que as obtiver, voltará a se reunir com os trabalhadores. Agora a Regional está reivindicando uma reunião com o diretor administrativo financeiro, Moacir Dias.
Além do diretor, Agildo Nogueira Jr. estiveram presentes na redação: Márcia Quintanilha, diretora de sindicalização, Edna Madalozzo, Djalma Santos e Marcos Rodrigues, diretores de base.
Diário do Povo
Os boatos também envolvem um dos jornais do grupo, a venda do Diário do Povo, o jornal em circulação mais antigo da cidade. Desde o lançamento de outro jornal, o Notícias Já, há boatos de que a RAC poderia acabar com o tradicional diário, que foi adquirido pelo grupo em 1996.
Um dos problemas é que a empresa não faz um trabalho de esclarecimento das suas ações para os seus funcionários, para o Sindicato e nem para a sociedade; mas deixa vazarem boatos e gerando um clima de tensão em toda empresa, especialmente na redação.
Texto escrito por: Regional Campinas
Foto: Agildo Nogueira Jr, diretor Regional, na RAC – Djalma Santos