A Regional Campinas do SJSP protocolou na última sexta-feira ofício na Band Campinas, onde reiterou as questões propostas na reunião realizada com representante da empresa no dia 6 de fevereiro. O objetivo era tratar das demissões de jornalistas motivada pelo encerramento das atividades da BandNewsFM, em Campinas.
Na reunião, realizada com a responsável pelo RH, Leydjane Nunes Feitosa – uma vez que o diretor que iria participar da reunião teve compromisso fora da cidade – foi comunicado que a decisão de interromper o sinal da Band News em Campinas foi do grupo majoritário da empresa e que a situação trabalhista dos jornalistas ainda não estava definida até aquele momento. Neste sentido, o Sindicato pleiteou a realização urgente de uma segunda reunião, que deveria ser realizada antes da homologação das rescisões – para que houvesse tempo hábil para dar continuidade às discussões de interesse dos demitidos.
No total, foram demitidos 15 profissionais – 12 jornalistas e 3 radialistas. “Ao depararmos com a possibilidade desses profissionais virem a ser recontratados, propusemos a formalização de um acordo que priorize sua contratação na eventual abertura de novas oportunidades de trabalho para jornalistas”, informou o diretor Regional, Agildo Nogueira Jr.
Também foi proposto na reunião, e encaminhado pelo ofício, o pagamento de dois salários-base a cada um dos profissionais e a manutenção por seis meses e ampliação da contribuição patronal para 100% nos planos de saúde, garantindo-lhes, após essa data, os benefícios da lei 9656/98.
A abertura de discussão com a empresa, visando garantir a viabilização da letra H, artigo 38, da lei 4117/62, que prevê 5% de seu tempo para transmissão de serviço noticioso, também foi outra proposta incluída no ofício encaminhado à empresa.
A reunião, realizada na sede da empresa, em Campinas, no dia 6 de fevereiro, contou com a presença do diretor Regional Campinas, Agildo Nogueira Júnior e da diretora de Sindicalização, Márcia Quintanilha