Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Rede Bom Dia pretende transferir jornalistas para o Diario de S.Paulo

Rede Bom Dia pretende transferir jornalistas para o Diario de S.Paulo


 

jornal-bomdia

 

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) esteve reunida na tarde de terça-feira, dia 7, com representantes do jornal Bom Dia, pertencente ao grupo Diário de SP, para tratar sobre as demissões que estão ocorrendo nas cidades de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Jundiaí. A direção do SJSP foi representada por Edvaldo Antônio de Almeida, secretário do Interior e Litoral, José Eduardo de Souza e Fabiana Caramez, adjuntos e pelo coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato, o advogado, Dr. Raphael Maia.

 

Segundo Edvaldo, a direção do jornal nega que esteja reduzindo quadros e qualifica as dispensas como um processo de reestruturação: “A empresa reconhece as demissões no interior, mas alega que manteve o nível de emprego, pois está absorvendo alguns trabalhadores, os transferindo para o Diário de São Paulo, além de estar fazendo novas contratações para o jornal”, diz.

Os dirigentes do SJSP questionaram as dificuldades para os transferidos a Osasco (sede do Diário), uma vez que terão que se utilizar de transporte para chegar ao trabalho ou locar um espaço para morar, seja em hotel ou imóvel. “Para os trabalhadores que residem em cidades próximas, ainda é possível vir trabalhar próximo a Capital. Mas como ficam os que moram em Bauru ou São José do Rio Preto, por exemplo”, questiona.

Para dirimir estas dúvidas, a diretoria da Rede Bom Dia ficou de dar respostas na próxima segunda-feira, dia 13. No mesmo dia, dirigentes do SJSP irão à redação do Diário de São Paulo, para avaliar se as transferências estão compatíveis com jornada e condições de trabalho. Neste dia será também será detalhado para os trabalhadores o processo de reestruturação, quando se esclarecerão o número de demissões, transferências e contratações.

Na reunião, os representantes do jornal declararam que “não é orientação da empresa” problemas apontados pelos jornalistas como a dupla função (redatores que também fazem fotografias nas coberturas). Eles relataram ainda que estão efetuando pagamento de um acréscimo salarial para repórteres fotográficos que trabalham com equipamento próprio (e não da empresa), conquista obtida após pressão do SJSP.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo