Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Rádio e TV: Sindicato entrega pauta da Campanha Salarial 2016-2017

Rádio e TV: Sindicato entrega pauta da Campanha Salarial 2016-2017


1rtv_CampanhaSalarialProposta reivindica reposição integral da inflação e aumento real

A Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial de Rádio e TV 2016-2017 foi entregue nesta quarta-feira (23) pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp).

A pauta do SJSP é de correção dos salários e das demais cláusulas econômicas com reposição da inflação acumulada de dezembro de 2015 a novembro de 2016, estimada entre 8% e 8,5%. A proposta foi aprovada por 70% dos 432 jornalistas de Rádio e TV que votaram nas assembleias realizadas na capital, interior e litoral paulistas entre os dias 11 e 23 de novembro.

O Sindicato também propôs um aumento real de 3% nos salários porque as demissões reduziram o total de profissionais nas redações, mas cresceu o tempo de jornalismo na programação das emissoras e, assim, houve aumento da produtividade na categoria.

Como a Campanha Salarial 2015-2016 continua em aberto devido ao dissídio com os patrões, o SJSP defendeu, ainda, a apresentação de uma proposta de acordo para as empresas com base na decisão do Tribunal Regional do Trabalho que, em audiência no último 5 de outubro, concedeu 10,94% de reajuste aos jornalistas, retroativos à data base anterior, em dezembro de 2015.

Veja a íntegra da Pauta de Reivindicações aprovada.

Assembleias em todo o estado

Nas assembleias, outras duas propostas, sugeridas por jornalistas da TV Globo, também foram votadas:
– abono de três salários para os profissionais com remuneração até R$ 7.000,00, e, para quem ganha acima, abono de dois salários. A proposta teve 21% dos votos (91);
– acordo único para a Campanha Salarial 2016-2017 e para a do ano anterior, com reajuste de 15%, dois salários de abono para saldar o retroativo de 2015-2016 e renovação da Convenção Coletiva. A proposta teve 9% dos votos (40).

Além da Assembleia Geral Ordinária ocorrida em 9 de novembro, na sede do SJSP, foram realizadas oito assembleias em emissoras da capital e outras oito no interior e litoral paulistas, com a participação total de mais de 460 profissionais. Confira os resultados da votação:

1quadro_capital

1quadro_interior

1quadro_geral

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo