Proposta reivindica reposição integral da inflação e aumento real
A Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial de Rádio e TV 2016-2017 foi entregue nesta quarta-feira (23) pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp).
A pauta do SJSP é de correção dos salários e das demais cláusulas econômicas com reposição da inflação acumulada de dezembro de 2015 a novembro de 2016, estimada entre 8% e 8,5%. A proposta foi aprovada por 70% dos 432 jornalistas de Rádio e TV que votaram nas assembleias realizadas na capital, interior e litoral paulistas entre os dias 11 e 23 de novembro.
O Sindicato também propôs um aumento real de 3% nos salários porque as demissões reduziram o total de profissionais nas redações, mas cresceu o tempo de jornalismo na programação das emissoras e, assim, houve aumento da produtividade na categoria.
Como a Campanha Salarial 2015-2016 continua em aberto devido ao dissídio com os patrões, o SJSP defendeu, ainda, a apresentação de uma proposta de acordo para as empresas com base na decisão do Tribunal Regional do Trabalho que, em audiência no último 5 de outubro, concedeu 10,94% de reajuste aos jornalistas, retroativos à data base anterior, em dezembro de 2015.
Veja a íntegra da Pauta de Reivindicações aprovada.
Assembleias em todo o estado
Nas assembleias, outras duas propostas, sugeridas por jornalistas da TV Globo, também foram votadas:
– abono de três salários para os profissionais com remuneração até R$ 7.000,00, e, para quem ganha acima, abono de dois salários. A proposta teve 21% dos votos (91);
– acordo único para a Campanha Salarial 2016-2017 e para a do ano anterior, com reajuste de 15%, dois salários de abono para saldar o retroativo de 2015-2016 e renovação da Convenção Coletiva. A proposta teve 9% dos votos (40).
Além da Assembleia Geral Ordinária ocorrida em 9 de novembro, na sede do SJSP, foram realizadas oito assembleias em emissoras da capital e outras oito no interior e litoral paulistas, com a participação total de mais de 460 profissionais. Confira os resultados da votação:
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo