O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo se reunirá novamente, neste sábado, dia 11 de fevereiro, às 10 horas, com profissionais de imagem para discutir formas para colaborar com a aprovação do Projeto de Lei 6781/2010, de autoria do deputado federal Marco Maia (PT-RS), atual presidente da Câmara dos Deputados, que prevê melhores condições de trabalho e facilidades na aposentadoria voltadas para repórteres cinematográficos, fotográficos, cinematografistas e assistentes .
O deputado federal Padre João (PT/MG) relator do PL na Comissão de Seguridade Social e Família foi contato pelo Sindicato e declarou ser favorável ao projeto. Ele também disse que é fundamental a pressão dos profissionais para aprovação em outras Comissões.
O PL deve tramitar também pelas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania. Como tramita em caráter conclusivo, não precisa ser votado no Plenário da Câmara. Depois de aprovado pelas comissões, seguirá automaticamente para o Senado.
Na primeira reunião, ocorrida no dia 4, os profissionais relataram os problemas de saúde com a utilização de equipamentos pesados por longos períodos e decidiram que irão subsidiar com laudos médicos e informações as comissões da Câmara Federal, com o objetivo de facilitar a aprovação do projeto.