O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) abriu nesta quarta-feira (19) consulta pública para a indicação de cinco novos conselheiros. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) indicará a 2ª vice-presidente da FENAJ, Valdice Gomes, que também é presidente da Comissão Nacional de Jornalista pela Igualdade Racial (Conajira) e do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas.
O prazo para indicação de candidatos a membros do Conselho Curador da EBC que terminaria no próxima dia 23 de fevereiro, foi prorrogado para o dia 10 de março, em vistude da greve dos correios. O prazo para o envio dos documentos das entidades interessadas em participar nesta sexta-feira (21). O formulário está disponível no link: http://www.conselhocurador.ebc.com.br/ e deve ser encaminhado junto com currículo do concorrente a vaga.
O Conselho Curador
Conselho Curador, composto por 22 membros, é o órgão responsável pelo cumprimento dos princípios e objetivos da empresa, que lidera a implementação do Sistema Público de Comunicação previsto no artigo 223 da Constituição Federal de 1988. A realização da consulta pública é uma exigência da Lei 11.652/08 que criou a EBC e visa garantir a participação da sociedade civil na escolha dos conselheiros.
A seleção buscará garantir a representação de jovens, indígenas e pessoas com deficiência, a equidade de gênero e a reserva de 40% de vagas para negros (as), do total das 15 cadeiras da sociedade civil no órgão. Além disso, o Edital assinala a necessidade de admissão de profissionais das áreas de educação, artes e produção audiovisual, entre outras. O texto é fruto de contribuições da sociedade colhidas em uma Audiência e uma Consulta Públicas sobre o tema (saiba mais aqui).
Para saber como participar, acesse o edital da Consulta, aqui. Todas as demais informações referentes ao processo estão disponibilizadas no endereço http://www.conselhocurador.ebc.com.br/consultas-publicas.