Inaugurada em 2013 sob iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, a Praça Vladimir Herzog está prestes a ganhar uma nova atração: a escultura em ponto grande do troféu do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, criado pelo artista plástico Elifas Andreato. O evento de inauguração da obra acontece neste dia 6 de abril (sábado), véspera do Dia do Jornalista, que também será celebrado na ocasião.
Inaugurada em 2013, em meio às iniciativas ligadas à Comissão Municipal da Verdade, que também levou o nome de Vladimir Herzog, a praça já conta com duas obras de Elifas Andreato: uma versão ampliada da estátua Vlado Vitorioso, criada pelo artista em 2008; um mosaico, feito por crianças do Projeto Âncora, que reproduz a obra “25 de outubro”, criada em 1981. Além disso, a praça também abriga a Banca Jornalista Vladimir Herzog.
> Confirme sua presença na página do evento
A escultura do Troféu do Prêmio Vladimir Herzog foi viabilizada pela vereadora Soninha Francine, que agora se soma à lista de indivíduos, entidades e outros vereadores – Police Neto, Ítalo Cardoso, Gilberto Natalini, Eliseu Gabriel, Juliana Cardoso, Antônio Donato, José Américo e Milton Leite – que desde 2013 se dedicam em garantir a existência e a preservação deste espaço público de convivência em um local privilegiado – a praça é vizinha à Câmara Municipal de São Paulo, ao Terminal Bandeira, a diversas estações de metrô e importantes vias de acesso da cidade.
A obra a ser inaugurada é uma reprodução do troféu do Prêmio Vladimir Herzog, que desde 1979 é entregue aos profissionais da imprensa que mais se destacam com matérias e reportagens sobre a Anistia e os Direitos Humanos. Atualmente, 13 entidades compõem a comissão organizadora do prêmio. São elas: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Instituto Vladimir Herzog. A curadoria é da Oboré.
SERVIÇO
Inauguração da escultura “Troféu Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos”
Data: 6 de abril de 2019 (sábado)
Horário: A partir das 10h
Local: Praça Vladimir Herzog – Rua Santo Antônio, 33 – Bela Vista (próximo ao Terminal Bandeira e ao Metrô Anhangabaú/Linha 3-Vermelha)
*Com edição do SJSP