Os sindicatos dos jornalistas e radialistas do DF, SP e RJ e a Comissão de Empregados da EBC convocaram plenária para o dia 15 de janeiro, a partir das 12h30, nas sedes da empresa. Em Brasília, a reunião ocorrerá no espaço cultural. Será a primeira plenária após a greve que paralisou parte da empresa por 15 dias no mês de dezembro do ano passado.
Os trabalhadores irão discutir vários temas. O primeiro é o pós-greve, em especial a dinâmica de compensação das horas e casos de retaliação já denunciados. No fim de 2013, houve uma reação à retirada de coordenações de pessoas que fizeram greve.
O segundo ponto é a revisão do plano de carreiras da empresa. O processo caminha agora para uma fase decisiva e a estimativa é que a proposta final fique pronta ainda no primeiro semestre. Por isso os trabalhadores devem se envolver enquanto o novo plano está em fase de elaboração.
Outro assunto que será discutido é o grupo de trabalho criado para debater horas-extras, jornada de trabalho e prorrogação de jornada. Essa é uma demanda antiga das entidades de trabalhadores uma vez que há prática na EBC de não pagamento de horas-extras realizadas. Também serão discutidos os outros compromissos assumidos pelo presidente Nelson Breve no fechamento do acordo que encerrou a greve.
A progressão na carreira também faz parte da pauta. A empresa divulgou o resultado da progressão de 2013 nesta semana e isso levantou diversas reflexões acerca do sistema e da metodologia de avaliação.
O quê: Plenária Nacional dos Trabalhadores da EBC
Quando: 15/1
Onde: Espaço Cultural da EBC e salas de videoconferência em RJ e SP