Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Plenária elege delegados para o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas

Plenária elege delegados para o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas


 

delegados

Fortalecimento para barrar demissões e lutar pela democratização da comunicação são algumas das teses que serão apresentadas no 36º Congresso

A plenária realizada nesta segunda-feira (10), na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), elegeu a delegação que participará do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece nos dias 2 a 6 de abril, em Maceió, Alagoas.

Na ocasião, foram aprovadas as teses e emendas que os delegados paulistas defenderão no encontro. A delegação pretende debater questões importantes para os jornalistas como o fortalecimento da categoria e o dos sindicatos para barrar a onda de demissões, a democratização da comunicação, trabalho decente para jornalistas, Comissão da Verdade, 50 anos do golpe militar no Brasil, entre outros.

A chapa 1 composta pela diretoria do SJSP recebeu 33 votos contra 5 da Chapa 2. De acordo com o estatuto, a direção elegeu 6 delegados e a oposição 1, respeitando a proporcionalidade dos votos. Apesar de divergentes na indicação dos nomes das chapas, houve vários temas em consenso nas teses, que seram levadas aos plenário do 36° Congresso.

O presidente do SJSP e secretário-geral da Fenaj, José Augusto Camargo, também participa do Congresso.

A composição da delegação ficou assim:

1. Paulo Zocchi

2 Edvaldo Almeida

3. Márcia Quintanilha

4. Telê Cardim

5 Fabiana Caramez

6. Flávio Carranza (COJIRA)

7. Michele da Costa


36º Congresso Nacional dos Jornalistas – Como tema central “O Jornalista, o Jornalismo e a Democracia o evento será aberto no dia 2 de abril com uma conferência. Na mesma data, pela manhã, acontece o I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (I Enjira) e reunião ampliada da Comissão da Verdade da FENAJ com as comissões estaduais instituídas pelos sindicatos.

Painéis – Ao todo, o congresso terá seis painéis, com os temas “O futuro do passado do jornalismo”, “A crise do mau jornalismo”, “Jornalismo novo ou novas plataformas”, “Defesa do trabalho, defesa da democracia”, “Regular para democratizar” e “O jornalismo e a democracia contemporânea”.

Também haverá Rodas de Conversa, abordando temas como: Ética jornalística e democracia; O poder feminino nas redações; Novas diretrizes curriculares e estágio em jornalismo; e Jornalismo investigativo – ferramentas e conflitos éticos na apuração.

OFICINAS – As oficinas tratarão de assuntos como: Qualidade da imagem e o imediatismo da notícia; Apuração e texto final no webjornalismo; Os limites dalei na cobertura eleitoral; Jornalismo no rádio; Assessoria de imprensa e redes sociais; e Jornalismo esportivo – a logística de um repórter na Copa do Mundo.

PALESTRANTES – Entre os convidados está o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, o sociólogo francês Dominique Wolton, o jornalista Alberto Dines e os professores e jornalistas Eduardo Meditsch, da UFSC, Juremir Machado, da PUC/RS, Fábio Fernandes e Pollyana Ferrari (da PUC/SP e ECA/USP, respectivamente) além do repórter fotográfico Juca Varela.

Foto – Douglas Mansur

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo