Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Pesquisa sobre jornalistas brasileiros será divulgada em março

Pesquisa sobre jornalistas brasileiros será divulgada em março


 

pesquisa_interna

 

Aproximadamente 5 mil jornalistas participaram do maior levantamento já feito no Brasil sobre o perfil da categoria. Dados preliminares do projeto foram apresentados pela coordenação da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro” à direção da FENAJ no dia 6 de dezembro, em Florianópolis. A previsão é de que os dados consolidados estejam disponíveis em março de 2013.

 

Participaram da reunião com o coordenador da pesquisa, o professor Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, os diretores da FENAJ Celso Schröder, Valci Zuculoto e Sérgio Murillo de Andradre, além da diretora de projetos da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) para a América Latina, Karen Cepeda. Mick explicou que a base de dados coletados passará, agora, a ser “saneada” com a eliminação de respostas incompletas ou de má-fé, para posterior análise de consistência da amostragem e interpretação dos dados.

A pesquisa esteve aberta à participação espontânea da categoria desde o dia 15 de setembro e a coleta de dados foi concluída no dia 18 de novembro. A participação voluntária contou com profissionais de todas as unidades da federação e também de jornalistas brasileiros que estão no exterior. As respostas obtidas serão comparadas com outras colhidas por telefone ou email junto a uma amostra selecionada entre mais de 92 mil nomes de profissionais registrados em funções jornalísticas, em relações fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

“Os dados preliminares que nos foram apresentados indicam um perfil progressista da categoria e que a pesquisa foi muito positiva”, conta o presidente da FENAJ, Celso Schröder. “A complexidade desta pesquisa exigirá da FENAJ e Sindicatos dos Jornalistas soluções também complexas e articuladas com a categoria para evoluirmos rumo a uma maior valorização dos jornalistas e do próprio jornalismo”, completa.

Schröder antecipou que, conforme deliberação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Rio Branco de 7 a 10 de novembro, após a conclusão da pesquisa seus resultados serão apresentados aos Sindicatos da categoria em atividade nacional a ser realizada n segundo semestre de 2013.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo