Na última segunda-feira, dia 8, a Câmara dos Deputados designou o deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) como relator da PEC do Diploma que restitui a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) conversou com o deputado, que falou da importância e da responsabilidade de sua indicação como relator.
“Assumi a relatoria desta PEC com satisfação e orgulho. Sou um dos defensores dos direitos dos trabalhadores e da liberdade de expressão. Penso que a chamada PEC dos Jornalistas é um marco em defesa da qualificação da informação jornalística no Brasil. Estou estudando para apresentar um voto que ratifique a importância da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
Acredito que a PEC é benéfica à sociedade. Ela fortalece a atividade do jornalismo, qualifica a informação, não suprime direitos adquiridos, protege os que colaboram com a imprensa nas áreas específicas do conhecimento, e com tudo isso, fortalece a liberdade de imprensa, um dos principais direitos da sociedade democrática.
A não obrigatoriedade do diploma implica na desqualificação técnica das redações, e com isso, a perda de qualidade das informações noticiadas, elemento estratégico das sociedades contemporâneas.
Por todos estes motivos, reafirmo que sou à favor, e defenderei a aprovação desta matéria que torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior de jornalismo para o exercício desta profissão tão importante para o nosso país e para o mundo”.