Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

PEC do Diploma é incluída na pauta do Senado no dia 16

PEC do Diploma é incluída na pauta do Senado no dia 16


Com a inclusão da PEC 33/09 na pauta do Senado para o dia 16 de novembro, a FENAJ e a Coordenação da campanha em defesa do diploma convocaram esforço concentrado dos Sindicatos dos Jornalistas para os próximos dias. Os sindicatos da categoria foram convocados para nova marcha a Brasília no dia 16. Vigílias nos estados devem acompanhar a sessão.
Os esforços da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma e do autor da PEC 33/09, senador Antônio Carlos Valadares, intensificados a partir da segunda quinzena de outubro, surtiram efeito. No dia 1º de novembro foi anunciada a inclusão da matéria na pauta do plenário do Senado para o dia 16 de novembro. Dirigentes da FENAJ, dos Sindicatos de Jornalistas e da campanha em defesa do diploma ampliam, nos próximos dias, as articulações pela aprovação da matéria.
No Requerimento 687/2010, encaminhado à Mesa Diretora do Senado em julho, 15 líderes de partidos do Senado solicitaram calendário especial para a tramitação da proposta. No entanto, como a matéria foi incluída na pauta da primeira sessão após o feriado de proclamação da República, ampliaram-se as preocupações com relação ao quórum.
Para que a PEC seja votada é preciso o quórum qualificado de 3/5 (49 senadores favoráveis). Antônio Paulo Santos, da Executiva da FENAJ, conta que dialogou com um consultor do Senado sobre a perspectiva de votação da PEC. “Este consultor me disse que já foi combinado entre Sarney e líderes dos partidos para fazer uma pauta grande no pós-feriado e votar uma boa quantidade de matérias nos dias 16 e 17 de novembro”, revela. “Temos que garantir, conversando com os senadores que nos apoiam, a presença de 49 votos ou mais favoráveis em plenário no dia 16. Entra aí a articulação da diretoria e dos Sindicatos de Jornalistas”, completa.
Na reta final que antecede a votação da PEC 33/2009 no Senado, os senadores cearenses Inácio Arruda (PCdoB), José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) mobilizam parlamentares em apoio à iniciativa. Em contatos recentes com dirigentes do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e da FENAJ, os parlamentares reforçaram o compromisso com a PEC 33/09.
Também já houve contato com os gabinetes dos 3 senadores catarinenes. As assessorias dos senadores Paulo Bauer (PSDB) e Casildo Maldaner (PMDB) confirmaram que os parlamentares estarão em Brasília. A presença do senador Luiz Henrique (PMDB) é praticamente certa, inclusive em função dos debates sobre o projeto de novo Código Florestal, do qual o parlamentar é relator. Os três senadores já se posicionaram favoravelmente à PEC 33/09.
O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais promoveu, no dia 7 de novembro, em Belo Horizonte, um café com parlamentares que contou, também, com representantes de todos os cursos de comunicação da capital mineira. O coordenador do debate, o diretor de Relações Institucionais do Sindicato e ex-presidente da FENAJ Luis Carlos Bernardes, lembrou que os senadores Aécio Neves (PSDB), Clésio Andrade (PR) e Zezé Perrella (PDT) já se manifestaram a favor da aprovação da PEC 33/09. Presente no debate, o deputado federal Fábio Ramalho (PV) avaliou que o ambiente no Congresso Nacional é totalmente favorável à aprovação das PECs. Avaliação idêntica foi feita pelo senador Clésio Andrade.
Todos os sindicatos foram convocados a buscar o contato pessoal com os senadores neste final de semana em suas bases com vistas ao dia 16. E o movimento se concentra, também, na pressão sobre os deputados federais. “Isto porque há a possibilidade de uma janela de PECs na Câmara ainda em novembro. Por isso também estamos em contato e agindo junto com a Frente Parlamentar em Defesa do Diploma”, conta Valci Zuculoto, diretora da FENAJ e membro do GT da Campanha em Defesa do Diploma.
Para a marcha a Brasília convocada para o dia 16, além de representantes dos Sindicatos de Jornalistas de todo o país, os do Distrito Federal e de Goiás foram especialmente convocados a buscar assegurar a maior participação possível de delegações de suas bases. A FENAJ também solicita que todos os apoiadores da campanha encaminhem e-mails aos  senadores e deputados federais de seus estados, além de organizarem vigílias para acompanharem a sessão do Senado no dia 16 de novembro.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo