Patrões não oferecem nova proposta e ainda cancelam reunião de negociação! SJSP convoca assembleia nesta quinta-feira (6 de julho), às 10h30

Durante as negociações que tratam de reajustes salariais e a reivindicação de direitos, é comum ouvir das empresas reclamações sobre a suposta “intransigência” do Sindicato ao não aceitar propostas que não atendam as reivindicações da categoria.

Mas, na Campanha Salarial 2023 de Jornais e Revistas da Capital, quem tem toda a razão de se indignar com a intransigência somos nós, jornalistas! 

Isso porque os patrões cancelaram a mesa de negociação que aconteceria nesta quarta-feira (5 de julho) e se recusaram a apresentar nova proposta para dar prosseguimento à discussão sobre a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. 

As empresas estariam desagradadas com a última contraproposta construída na assembleia da categoria, quando foi aprovado a reivindicação de 5% de reajuste nos salários e claúsulas econômicas (frente a uma inflação de 3,74%) e a adoção do valor diário de R$ 37,7 no VR (e com desconto máximo de 20% do valor no holerite, independentemente do salário do jornalista). 

Os patrões alegam que não têm condições de conceder ganho real para a categoria e nem de retirar a “faixa” salarial que limita a extensão do reajuste. Segundo eles, o principal motivo para isso seria a conjuntura econômica do segmento e as preocupações com os reajustes nos preços dos planos de saúde. 

Mas ficam aqui alguns questionamentos da categoria, que já foram expressados em nossas últimas assembleias, que contaram com a presença de centenas de jornalistas:

– Em 2021, negociamos uma inflação de 8,9% e concordamos com a adoção de uma faixa salarial para reajuste. Em 2022, diante de uma inflação de 11,9%, também aprovamos essa adoção. Mas em uma inflação de 3,74%, não é minimamente razoável que a categoria vislumbre uma recomposição inflacionária para todos os salários, no mínimo?

– Ao final de 2022, a inflação era de cerca de 5,5%. Não havia sinais de que o índice desaceleraria como ocorreu ao longo de 2023. As empresas não tinham realizado um planejamento levando em conta um índice de inflação maior do que 3,74% em sua folha de pagamento? 

– No início da mesa de negociação, os patrões fizeram a proposta de negociar as cláusulas econômicas e estender as cláusulas sociais de 2022 para acelerar a negociação. Apesar de todas as justas reivindicações de nossa categoria, aceitamos dar foco na negociação econômica.  E agora, a resposta para nossa demonstração de boa vontade e abertura ao diálogo é cancelar as reuniões e protelar a discussão?!?

Diante de tudo isso, não nos resta alternativa que não a organização e a mobilização. Por isso, o Sindicato convoca uma assembleia virtual para esta quinta-feira, 6 de julho, às 10h30.

É muito importante convidar os colegas e amigos das redações e demonstrar a força de nossa união por meio de uma grande participação nesta assembleia!

A reunião ocorrerá pelo Google Meet, e o link será enviado nos grupos de WhatsApp do Sindicato com as redações, ou pode ser solicitado pelo número (11) 91372-7285.

veja também

relacionadas

mais lidas