Após o envio da contraproposta das e dos jornalistas que atuam no segmento de jornais e revistas da capital, na última segunda-feira, 23 de junho, os representantes das empresas informaram ao Sindicato que ainda não teriam condições de apresentar uma nova proposta nesta semana, pois precisariam realizar reuniões internas de avaliação.
Dessa forma, a mesa de negociação que aconteceria nesta quarta-feira foi remarcada para a próxima semana. A assembleia da categoria já tem data indicada: será no próximo dia 3 de julho (quinta-feira).
A contraproposta construída pela assembleia da categoria reivindica:
- Reajuste dos salários e das cláusulas econômicas, válido a partir de 1º de junho (data-base), de 6,2%, com exceção do vale-refeição;
- Reajuste do piso salarial em 7,2%;
- Valor diário de R$ 35 para o vale-refeição, para todas as empresas (independentemente da quantidade de jornalistas contratados), sem desconto do benefício, independentemente dos salários;
- Manutenção das demais cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com alterações e acréscimos conforme as reivindicações aprovadas pela categoria nas seguintes cláusulas:
- Cláusula 6ª – Garantia de Igual Salário/Remuneração
- Cláusula 13ª – Horas Extras/Pontes
- Cláusula 21ª – Berçários, Creches e Convênios
- Cláusula 45ª – Licença Parental
- Cláusula 46ª – Estabilidade para Mães e Pais após o Nascimento dos Filhos