Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Participe da pesquisa da Comissão de Formação

Comissão de Formação do Sindicato faz pesquisa com a categoria

Para contribuir na política de formação do Sindicato dos Jornalistas SP, os profissionais podem participar de uma pesquisa on line. O questionário pode ser preenchido aqui. 

De acordo com a secretária responsável pela pasta, Ana Flávia Marques, é preciso um reposicionamento da política pedagógica de formação do sindicato. “O Sindicato precisa acompanhar as mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho, o impacto dessas alterações no próprio perfil do jornalista e dar subsídio para que o profissional esteja concatenado com esse novo cenário”, defendeu a jornalista que também atua como pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP.

A comissão é aberta para participação da categoria e, após a análise, os resultados serão incorporados ao plano de formação da entidade.

Para a jornalista dos Correios-SP e diretora do Sindicato, Michele Barros, o dinamismo da profissão exige do jornalista conhecimentos que vão além do acadêmico formal. “O mercado da comunicação está em constante evolução, adaptando-se às novas mídias, à interatividade e à amplitude propiciada pela internet e também às mudanças comportamentais do público consumidor da informação. Por isso, é preciso estar em sintonia com essas transformações, ampliando conhecimentos e aumentando as possibilidades de atuação na área”, disse.

Entre o consultados, os desafios para os estudantes de jornalismo. Lorena Alves é presidenta do Centro Acadêmico Vladimir Herzog, da Cásper Líbero e integrante da comissão. Ela  avalia que “os estudantes de jornalismo precisam ocupar esses espaços e compreender que é nosso papel construir o Sindicato que queremos, uma vez que também trabalhamos e temos muito a agregar ao nosso setor. A universidade é espaço constante de aprendizado e transformações e é dever do Sindicato fazer essa ponte com os estudantes nas instituições de ensino. A pesquisa é parte desse olhar aos jovens”, falou

Outra vertente da secretaria de formação será a formação sindical para a diretoria do Sindicato, jornalistas que atuam em comissões de trabalho e demais interessados em atuar no sindicato.

Mais informações:
Pesquisa sobre Formação do Jornalista
Link: goo.gl/forms/Yi8w8IBzUnEo08yu1
Contato: Comissão de Formação do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Telefone: 11 317-6298 /11 99690-3298
E-mail: formacaosjsp@gmail.com

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo