Fundada em 1984, a Comissão Permanente e Aberta dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI) assessora o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, nas questões referentes ao segmento. A CPAJAI já organizou 25 encontros estaduais e participou, com delegação e teses, de 20 encontros nacionais. Nesse período discutiu as principais questões que envolvem esse segmento de trabalho do jornalista e apoiou o sindicato nas negociações salariais, ajudando a conquistar o melhor acordo coletivo de toda a categoria profissional.
Mas, hoje, o segmento passa por crise: A assessoria de imprensa é o setor em que a precarização das relações do trabalho é quase uma regra, e a velha discussão de que o assessor de imprensa não executa trabalho jornalístico voltou com toda a força, interferindo nas negociações com o sindicato patronal. “Esquecem” esses empresários que desde a apuração dos fatos, a pesquisa para descoberta dos pontos fracos e fortes da empresa, a redação do material apurado, a escolha das mídias que cumpram eficientemente as tarefas de divulgação, até o contato com os jornalistas de redação são funções, sim, executadas por jornalistas. Todavia, o Sindicato das empresas que empregam assessores de imprensa não quer mais reconhecer o Sindicato dos Jornalistas como representante legal dos assessores e todas as conquistas trabalhistas estão ameaçadas.
Portanto, essa será a pauta principal das nossas próximas reuniões. Além disso, continuaremos a falar do aperfeiçoamento do jornalista assessor de imprensa diante das novas mídias; do diálogo com as universidades a fim de dar ênfase às disciplinas relacionadas ao segmento, entre outros temas.
Você, jornalista que trabalha como assessor de imprensa, venha participar das reuniões da Comissão do Sindicato, que acontecem a cada 15 dias, na sede do SJSP, rua Rêgo Freitas, 530, sempre às quartas-feiras.
A próxima será no dia 27/04 às 19h00.