“O Jornalismo Brasileiro e a ABI” é tema da palestra que ocorre nesta sexta-feira (15), às 18h, no auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, na Vila Buarque, centro da capital paulista. O objetivo é debater a atual situação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), que enfrenta dívidas e passa por desafios administrativos, além de discutir soluções e alternativas para o futuro da entidade.
A palestra é promovida por uma Comissão Organizadora formada por atuais conselheiros e ex-diretores da Associação, e será proferida por Ivan Cavalcanti Proença, professor, escritor, crítico literário e ex-presidente do Conselho Deliberativo da ABI, cargo que ocupou até o último mês de maio.
A expectativa e a luta dos que estão engajados na Associação Brasileira de Imprensa é de que a entidade volte ao lugar que sempre ocupou no cenário político brasileiro – de embate intransigente pela soberania nacional, pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão.
Ivan Cavalcanti Proença foi um dos baluartes na luta contra a ditadura civil-militar. Logo no primeiro dia do golpe de 1964, no posto de capitão do Exército, atacou a tropa de paramilitares que se preparava para invadir com metralhadoras e armas pesadas o prédio do Caco, localizado no Campo de Santana, onde cerca de 500 estudantes de Direito e da União Nacional dos Estudantes (UNE) estavam presos e sob efeito de bombas de gás lacrimogêneo. Com essa atitude corajosa, evitou que acontecesse uma tragédia de grandes proporções e deu ainda proteção aos estudantes, fazendo com que todos saíssem do prédio em segurança.
Palestra “O Jornalismo Brasileiro e a ABI”
Dia: 15 de junho de 2018
Horário: 18h
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo/SP (Metrô República)