Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Novas Diretrizes Curriculares: vitória do Jornalismo e da sociedade

Novas Diretrizes Curriculares: vitória do Jornalismo e da sociedade


fenaj_186x44
Os jornalistas e as entidades do campo do Jornalismo e da comunicação conquistaram no dia 12 de setembro uma importante vitória. A homologação pelo Ministério da Educação das novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Jornalismo coroa o esforço empreendido principalmente pela FENAJ, FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo), SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo) e Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) pela qualidade e especificidade da formação profissional em Jornalismo.
A revisão curricular agora aprovada responde a um anseio dos jornalistas e da área acadêmica que, em 2006, lançaram o movimento pela reforma no 32º Congresso Nacional dos Jornalistas e no 9º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo.

As novas Diretrizes Curriculares incorporam a grande maioria das contribuições apresentadas pela FENAJ, FNPJ, SBPJor e Intercom, embora não contemplem todas as propostas defendidas por estas entidades, rompem com uma lógica curricular herdada do período da ditadura imposta ao país em 1964 e projetam a perspectiva de maior qualificação da formação tanto teórica quanto técnica de futuros profissionais. 

A conquista das novas diretrizes e o processo de revisão fortaleceram a ação conjunta das entidades e os segmentos dos profissionais, professores e pesquisadores do Jornalismo e devem ser comemorados. Temos agora o desafio, além de acompanhar a implantação das novas matrizes, de ampliar outra luta igualmente importante para a qualificação do Jornalismo: pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara dos Deputados. Ganharão os jornalistas, o Jornalismo e a sociedade em seu direito de acesso à informação qualificada, democrática e ética.

 

Diretoria da FENAJ
Brasília, 13 de setembro de 2013.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo