O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por meio das regionais de Piracicaba e Campinas, vem a público para expressar solidariedade à vereadora piracicabana Rai de Almeida, do Partido dos Trabalhadores (PT), ameaçada de tortura, estupro e morte em mensagens enviadas ao seu correio eletrônico (e-mail), no último domingo, 3 de março.
Este fato lamentável é mais um a se inscrever na escalada fascista, alimentada por discursos de ódio dos setores mais conservadores da sociedade, que se recusam a aceitar o curso da política. Isto já não é mais debate de ideias. Isto é o mais puro banditismo.
Neste momento, urge a necessidade de união dos setores democráticos e progressistas para lutarmos e fortalecermos um projeto de sociedade onde não haja espaço para a violência, com respeito à diversidade de opiniões; em que o medo e as ameaças não se tornem instrumentos para disseminar o ódio.
Mais do que ameaças à pessoa da vereadora Rai de Almeida, estas mensagens visam atacar a sua atuação como parlamentar e o papel representado no cenário político local e, sobretudo, a sua condição de mulher. Exigimos das autoridades célere investigação para identificar e punir exemplarmente os responsáveis pelas ameaças à vereadora Rai de Almeida.
Fascistas, não passarão!
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São de Paulo
Regionais de Piracicaba e Campinas