Nota de repúdio da Regional Sorocaba ao vice-prefeito de Araçoiaba da Serra

Nota da Regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

A propósito dos fatos registrados em Araçoiaba da Serra na última quinta-feira (16), quando mães organizaram protesto em razão da falta de transporte escolar para os seus filhos, oportunidade também em que o vice-prefeito da cidade de Araçoiaba da Serra, segundo noticiado, se exaltou e ofendeu o jornalista José Roberto Angelon Rodrigues, diretor do jornal Popular News, chamando-o de “palhaço”, manifesta a Regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo seu Repúdio à conduta do gestor.

De acordo com imagens captadas e postadas em rede social na internet, o jornalista foi alvo do destempero do vice-prefeito porque, no exercício de sua atividade, o questionou sobre a solução que adotaria para solucionar o drama das mães que protestavam.

Nada justifica o excesso cometido. Atacar profissionais que procuram apurar os fatos de interesse para informar à opinião pública é ato comparado à tentativa de censura. Lamenta o Sindicato que posicionamento autoritário e desrespeitoso, próprio daqueles que entendem que os meios de comunicação só devem “falar bem” das ações governamentais, independentemente do prejuízo que provoquem, tenha ocorrido.

Esperamos que ocorrências dessa natureza não se tornem conduta dominante na gestão municipal de Araçoiaba da Serra, da qual o vice-prefeito faz parte, em relação aos profissionais de imprensa.

Estaremos atentos à defesa das prerrogativas dos profissionais de comunicação.

Sorocaba, em 17 de Fevereiro de 2.017.

Regional Sorocaba do  Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo