Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de Pesar: Marisa Letícia, presente!

Nota de Pesar: Marisa Letícia, presente!


A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) lamenta profundamente a morte de Marisa Letícia Lula da Silva nesta quinta-feira (02), aos 66 anos, vítima de complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.

Mulher e companheira de mais de 40 anos do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia esteve presente nas lutas da classe trabalhadora desde o fim da década de 1970, enfrentando a repressão durante a histórica greve dos operários do ABC e liderando, inclusive, uma grande passeata de mulheres pela liberdade dos sindicalistas presos com base na Lei de Segurança Nacional da ditadura militar.

Anos depois participou ativamente da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), abrindo as portas de sua casa para militantes e participando de todos os momentos da luta pela construção de um país melhor, com democracia e justiça para a classe trabalhadora. Exemplo de força, coragem e generosidade, Marisa Letícia sempre foi uma mulher forte e afetiva e uma militante guerreira e determinada na luta por igualdade e justiça social.

Durante os dois governos do presidente Lula, apesar da discrição, teve um papel decisivo na construção de políticas públicas inclusivas e no fortalecimento do projeto democrático e popular que tirou milhões de brasileiros da miséria.

Nos últimos anos, a ex-primeira dama resistiu a todos os tipos de ataques e injustiças de forma digna e altiva. Até que, em 24 de janeiro, foi internada às pressas depois de ter sofrido o AVC hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma. Depois de dez dias de internação, com morte cerebral constatada na manhã desta quinta-feira, dá mais um exemplo de generosidade e solidariedade: a doação de órgãos.

Além de Marcos, filho do primeiro casamento e adotado por Lula, Marisa Letícia deixa os filhos Fábio, Sandro e Luís Cláudio, a enteada Lurian e milhares de amigos. Desejamos a Lula e aos familiares toda a força e serenidade para enfrentar esse momento de dor, despedida e saudade. Marisa Letícia, presente!

São Paulo, 2 de fevereiro de 2017.

Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

 

Foto: Ricardo Stuckert

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo