Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Nota de Falecimento

Nota de falecimento: Roberto Abrahão

Redação - SJSP

O SJSP lamenta o falecimento do jornalista Roberto Abrahão no dia 12 de setembro, vítima de miocardiopatia isquêmica aguda, edema pulmonar e cirrose hepática, enquanto estava iniciando o tratamento para um câncer nos rins. Roberto deixa seu filho, João Roberto Romeiro Abrahão.

Roberto, nascido em Piraju, interior de São Paulo, em 13 de junho de 1928, era filho de imigrantes sírios, José Abrahão e Odete Bichara Abrahão, sendo o quarto de cinco filhos e irmão do jornalista e radialista Walter Abrahão.

Ele obteve seu registro como jornalista profissional em janeiro de 1948 e tornou-se sindicalizado em 1970, tendo trabalhado na Gazeta Esportiva. Ao mesmo tempo, lançou uma revista dedicada ao público infantil chamada “O CLUBINHO”, que fez tanto sucesso a ponto de ser convidado para editar “O CLUBINHO” como encarte no Diário de São Paulo.

Durante esse período, foi designado para ser o Setorista da Área Militar, cobrindo Exército, Marinha e Aeronáutica, tendo conseguido ajudar colegas jornalistas que estavam presos na OBAN e DOI-CODI.

Quando os Diários e Emissoras Associados fecharam as portas, Roberto ficou desempregado e decidiu abrir sua própria editora, publicando o jornal de sua criação intitulado “O OBSERVADOR”. Não demorou muito até que ele também estivesse publicando o “Jornal da Associação Paulista de Medicina”, o “Jornal do Círculo Militar” e o “Jornal da FEB”.

Em 1985, ele procurou o ex-Presidente Jânio Quadros com o objetivo de lançar a candidatura deste à Prefeitura de São Paulo. Roberto comandou a área de imprensa na campanha vitoriosa de Jânio Quadros, tornando-se seu Secretário Particular e Assessor Chefe de Imprensa durante o mandato como prefeito. Além disso, ele também atuou como Assessor de Imprensa de três Ministros de Governos diferentes: Mário Andreazza, César Calls e Roberto Cardoso Alves.

Roberto recebeu títulos honorários da FACEI (Faculdade Einstein) de Salvador, Bahia, nas áreas de Jornalismo, Ciências Políticas e Geopolítica Internacional. Também foi agraciado com o título de “Doctor Honoris Causa” em “Political Journalism” pela “Erich Fromm World University” e o título de “Doctor of University” pela “Albert Schweitzer University Corporation”.

Ele se casou com Myriam Anna Rodrigues Romeiro em 21 de dezembro de 1958. Myriam era professora de música e canto, concertista, folclorista e escritora, e faleceu em 04 de agosto de 2021, após 63 anos de união, quando a morte os separou.

O Sindicato expressa sua profunda solidariedade aos familiares e amigos do jornalista e lamenta a perda desse profissional tão importante para o jornalismo.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo