O SJSP lamenta o falecimento do jornalista Afonso Mônaco, ocorrido na sexta-feira, 13 de abril. O jornalista faleceu aos 78 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Afonso Mônaco deixa esposa e filhos.
Sindicalizado desde julho de 1976, o jornalista dedicou 50 anos de sua vida ao jornalismo, passando pela TV Cultura, Bandeirantes e TV Globo, onde participou dos programas Fantástico e Globo Rural. Dedicou os últimos 20 anos à TV Record, onde foi repórter do programa Domingo Espetacular, além de participar de coberturas importantes para o jornalismo brasileiro, como o desaparecimento de Madeleine McCann.
Foi referência na reportagem e inspirou dezenas de jornalistas por onde passou. Sônia Blota, jornalista do grupo Bandeirantes, trabalhou com Afonso em 1998 na emissora. “Ele era repórter especial do Jornal da Band na época. E sabe quando você fica aquela coisa de fã com o ídolo, né? Tomara que ele seja bacana. Nossa, como ele me acolheu. Como nós conversávamos, dávamos risada, como ele me ensinava. E que coração. Se tornou logo um grande amigo”.
Alberto Gaspar, que trabalhou com Afonso na década de 1980, guarda boas lembranças do colega. “Ele era um cara muito bem humorado, generoso com os mais novos e os colegas, ao mesmo tempo que era muito ativo e assertivo no trabalho e em tudo”.
Afonso também foi alvo de investigação pela Abin paralela durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A vigilância ocorreu no período em que o jornalista integrava a equipe do programa Domingo Espetacular, para o qual produzia reportagens investigativas.
O Sindicato expressa sua profunda solidariedade aos familiares e amigos do jornalista e lamenta a perda desse profissional tão importante para o jornalismo.”