Uma comissão esportiva enviada ao Brasil pela Autoridade Palestina participou na tarde desta segunda-feira (dia 9) de entrevista coletiva à imprensa no auditório Vladimir Herzog do Sindicato. O objetivo foi pedir a impugnação de Israel perante o Congresso da Fifa, que acontece entre os dias 10 e 11 de junho, em São Paulo.
A coletiva foi realizada pelo presidente da Federação Palestina de Futebol, Jibril Rajub, e pelos jogadores da seleção palestina, entre eles Roberto Kettlun, meio-campista e capitão da equipe. Na oportunidade, eles denunciaram as constantes violações dos direitos humanos realizadas pelo governo israelense contra os atletas palestinos.
A delegação palestina sustenta que as ações violentas do exército israelense nos territórios ocupados da Cisjordânia e de Gaza são um total desrespeito dos direitos básicos previstos nos estatutos da Fifa e da Carta Olímpica com detenções arbitrárias, bombardeio a centros esportivos, humilhações em postos de controle militar, interrupção de jogos e treinos à força e o uso de armas de fogo para ferir gravemente os atletas, entre outras.
Foto: André Freire – Jibril Rajub, na mesa, ao microfone e a delegação palestina e José Augusto Camargo, Guto (foto debaixo) recepciona delegação palestina