No próximo dia 7 de maio, às 19 h, no Auditório Vladimir Herzog (rua Rêgo Freitas 530, Sobreloja, na Vila Buarque), o GT Palestina do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lançará, em primeira mão no Brasil, os livros de dois autores palestinos, Nur Masalha e Ahmad Alzoubi.
Um deles é Palestina através dos milênios – uma história das letras, aprendizado e revoluções educacionais, de Masalha, que é historiador e membro do Centro de Estudos Palestinos de Londres. O outro é Diáspora Palestina na América Latina, estudos sobre mídia e identidade, de Alzoubi, professor de jornalismo da Universidade Luail, do Qatar, e diretor da edição em português do Monitor do Oriente Médio.
Na ocasião haverá um debate sobre como reagir ao genocídio cometido por Israel contra os palestinos, desde outubro de 2023, em Gaza e na Cisjordânia, e seus desdobramentos no Líbano, Iêmen, Irã e Síria. Nesse período as forças armadas de Israel já exterminaram mais de 51 mil palestinos em Gaza e cerca de 1 mil na Cisjordânia, e assassinaram mais de 4 mil libaneses.
Além dos escritores Masalha e Alzoubi, participarão do debate no dia 7 de maio a jornalista Rita Freire, editora do Monitor do Oriente Médio no Brasil, e Thiago Tanji, presidente do SJSP.
No dia 7 de maio, SJSP promoverá lançamento de livros dos escritores palestinos Nur Masalha e Ahmad Alzoubi


