Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Negociação do SJSP garante equipamentos de segurança aos jornalistas

Negociação do SJSP garante equipamentos de segurança aos jornalistas


 

violenciasite

 

Na manhã desta quarta-feira (16), a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), se reuniu com representantes do sindicato patronal de Jornais e Revistas da Capital para a reunião da Comissão Paritária, que visa encontrar soluções para proteger os jornalistas de episódios de violência durante o exercício da profissão. No encontro decisões importantes foram tomadas.

Na reunião foi aprovado que as empresas disponibilizarão equipamentos básicos de segurança para cobertura de eventos com risco a integridade física dos profissionais, como óculos de proteção, capacete de segurança e máscara contra gás lacrimogêneo, mas a utilização desses equipamentos será de uso facultativo pelos jornalistas. Também ficou acertada a realização de treinamentos específicos para a cobertura jornalística de eventos de risco.

Sobre os treinamentos, os representantes do Sindjore (sindicato patronal) esclareceram que ainda em maio será realizado um primeiro encontro com os representantes do INSI, entidade responsável pelo treinamento.

Além disso, as empresas estão avaliando pedido do SJSP de incluir na lista equipamentos especiais, como capacete balístico e colete à prova de balas, para profissionais que realizarem cobertura de conflitos armados.

No encontro, os representantes do SJSP informaram que foi encaminhado ofício ao Comando da Polícia Militar de São Paulo comunicando a devisão tomada pelos jornalistas de recusar o uso de qualquer identificação ou coletes distribuídos pelos órgãos de segurança e solicitando que seja indicado um interlocutor da PM para tratar especificamente desse assuntos com o Sindicato.

Os representantes dos dois sindicatos irão se reunir novamente, dando continuidade às negociações, no próximo dia 7 de maio, às 10h30, na sede do Sindjore.

Participaram da reunião, representando os trabalhadores, José Augusto Camargo (SJSP), presidente do SJSP e Raphael Maia, advogado e coordenador do Departamento Jurídico da entidade.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo