Foto de Carlos Eduardo Bazileuski
A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e jornalistas da região do Grande ABC estiveram reunidos na sede do Sindicato dos Químicos do ABC,
Durante a reunião foram levantadas questões legais que surgiram como um dos entraves para reconstrução imediata da Regional. O presidente do Sindicato, José Augusto Camargo (Guto), lembrou que segundo o estatuto, a abertura de uma regional só pode acontecer até um ano antes das eleições. Ele ressaltou que em março do próximo ano haverá eleição no Sindicato. Diante deste cenário, os participantes decidiram criar o Movimento Pró-Reconstrução da Regional do ABC. A região é formada por 7 cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires) e conta com 176 jornalistas sindicalizados.
Os jornalistas destacaram a importância da presença do Sindicato no ABC devido ao grande número de universidades de comunicação existentes na região. Segundo eles, com a instalação da Regional, os estudantes poderiam ser orientados. Outro ponto levantado foi a questão salarial, já que atualmente os profissionais do ABC recebem salário inferior aos da Capital. Após todos os pontos argumentados ficou acordada a necessidade de reativação da sede.
O diretor da Corpef, José Eduardo de Souza, destacou que todas as pessoas convocadas para reunião felicitaram a direção do Sindicato pela iniciativa e se disponibilizaram a participar do processo de reconstrução da Regional do ABC.
Já o secretário geral, André Freire, recordou a organização e luta dos jornalistas em Santos na redação da Tribuna, onde os mais de 100 profissionais cruzaram os braços em greve pela equiparação salarial com a Capital, após 4 horas de greve a direção da Tribuna abriu negociação. “Esse fato é marcante e emblemático e deve ser seguido pelos colegas das redações do Interior, Litoral e Grande São Paulo”, relembrou André.
A próxima reunião está marcada para o dia 17 de dezembro, sábado, às 11 horas, em local ainda a ser definido.