Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Não ao golpe! Defesa do mandato popular!

Não ao golpe! Defesa do mandato popular!


logo_sindicato3

 

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo se soma à convocação da manifestação deste 16 de dezembro de 2015, contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), cujo mandato é ameaçado desde a vitória eleitoral do ano passado por setores que não aceitam o resultado das urnas, e buscam apenas o pretexto que possa servir a seus objetivos.

Nosso Sindicato tem a defesa da democracia em seu DNA. Em outubro de 1975, organizou o ato ecumênico na praça da Sé em homenagem ao jornalista Vladimir Herzog – assassinado covardemente sob tortura nos porões da ditadura militar, após se entregar de forma espontânea para depor. Desde então, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo esteve sempre nas primeiras fileiras das lutas democráticas em nosso país.

Hoje, saímos às ruas em defesa da democracia e do mandato popular, expresso na vontade soberana do povo brasileiro nas eleições de 2014. Ao nos opormos ao impeachment, sabemos bem que os objetivos reais dos golpistas são avançar contra os direitos e conquistas dos trabalhadores e do povo brasileiro,  generalizar as privatizações e abrir o pré-sal ao capital privado, em especial às multinacionais.

Nosso Sindicato representa os jornalistas de São Paulo, que trabalha nos grupos de comunicação, cujos donos se alinham – em sua grande maioria – com o golpismo. Como entidade sindical, batalhamos pela liberdade de expressão dos jornalistas, negada pelas empresas. Os jornalistas trabalham para apurar e difundir informações de interesse da sociedade, sendo, com frequência, vítimas da manipulação feita por seus empregadores.

Somos contra o golpe e reafirmamos a importância do jornalismo na sociedade atual: a importância da informação correta, ética, plural, clara, acessível, despida de interesses comerciais, necessária para o dia-a-dia de uma sociedade que se desenvolve.

Não ao golpe! Defesa do mandato popular! Viva a democracia!

São Paulo, 16 de dezembro de 2015

 

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo