O Movimento Passe Livre (MPL) irá realizar uma coletiva de imprensa no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) na manhã de segunda-feira (17), às 9 horas (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja).
O MPL, um movimento social que luta por transporte público gratuito, iniciou a organização dos protestos que mobilizaram a cidade de São Paulo nos últimos dias e terminaram em violenta repressão por parte da Polícia Militar com agressões a manifestantes e jornalistas.
“Estamos mobilizados em defesa dos jornalistas e pela qualidade da informação prestada à população. Por isso, essa coletiva de imprensa é importante e sua realização no auditório do Sindicato muito bem vinda”, avalia José Augusto Camargo (guto), presidente do Sindicato dos Jornalistas.
“O SJSP não apenas acompanha os acontecimentos como está estudando as medidas jurídicas cabíveis a serem tomadas devido à agressão sofrida por jornalistas durante as manifestações”, informa .
O SJSP, antes dos acontecimentos, havia entrado em contato com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo exigindo providências contra as arbitrariedades ocorridas e exigindo garantias para o trabalho dos jornalistas. Em vista do ocorrido, o secretário Fernando Grella se comprometeu a apurar a violência realizadas por Policiais Militares contra os jornalistas nas últimas manifestações. O SJSP exige rigorosa apuração e punição dos envolvidos.