A Fenaj e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados realizarão em dezembro uma Mostra Nacional de Cartuns. Termo de compromisso neste sentido foi assinado na quarta-feira (15). A iniciativa será alusiva aos 67 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os 70 anos da Fenaj e 10 anos da instalação da Comissão da Câmara.
“O termo de compromisso é o pontapé inicial. O cronograma e método de seleção dos cartuns serão ainda melhor detalhados por uma comissão composta por dirigentes da Federação e integrantes da CDH da Câmara dos Deputados”, explica Celso Schröder, presidente da Fenaj.
A proposta é inaugurar a mostra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Foi nesta data, em 1948, que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela ONU
Segundo Schröder, além da mostra será produzida também uma publicação especial. “A ideia central do projeto é usar o humor característico dos cartuns, que também tiveram papel significativo no processo de redemocratização do Brasil, como expressão da liberdade”, conta.
O projeto visa promover a paz, a democracia e fortalecer os direitos humanos.
Escrito por Fenaj