Nos dias 23 e 25 de novembro, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo(SJSP) realiza no auditório Vladimir Herzog, a oficina “Informação e saúde – em interface com o Laboratório de Humanidades”. A atividade é gratuita e disponibiliza 30 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 18, pelo email cursos@sjsp.org.br
A proposta é discutir os desafios e dilemas cotidianos enfrentados pelos jornalistas, em particular junto aos que trabalham direta ou indiretamente com o campo da saúde, bem como, os seus reflexos dentro dessa realidade. O objetivo é suscitar a discussão e a reflexão sobre a temática a partir do contato imediato com as humanidades – isto é, pensar através da literatura. Afinal, se a responsabilidade humana ou ética (relacionar ao como agimos) não se aprende em curso, é salutar que reflitamos sobre ela.
Programação
PARTE I – Dia 23 de novembro, sábado
Manhã
Inicio – 9:00h
– Atividade I – Laboratório de Humanidades
Leitura (obra literária) e Discussão; metodologia e dinâmica em grupo
Intervalo/ Café: 10:30h
Considerações finais da leitura e Relatos
Almoço – 12:30h às 13:30horas
Tarde
– Atividade II – Debate temático: ‘Análise do cotidiano jornalístico na elaboração das notícias ’
Leitura (texto literário autoral) e apresentação da proposta para debate
Intervalo para o Café – 16horas
Fechamento
Relato Final
PARTE II – Cont. Dia 25/ Novembro (2ª feira) 19:30h às 21:30horas
PALESTRA ‘O impacto das notícias sobre Saúde na vida das pessoas’
Ministrada por Valdir Reginato ** Médico e Professor da UNIFESP
OBS.: A palestra é apenas para aqueles que participaram da Oficina – Parte I – realizada no sábado dia 23 de novembro.
Valdir Reginato** – Médico formado pela FMUSP com título de Doutor em Ciências na área de Educação Médica. A sua trajetória de formação profissional incluí Clínica Médica (HC-FMUSP), Medicina do Trabalho (FCMSCSP) e extensão em Geriatria pelo HC-FMUSP. Possui também curso de Terapia Familiar (UNIFESP) e Especialização em Bioética pela FMUSP. É Sócio fundador e Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família (SOBRAMFA) e membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP. Desde 2003 trabalha junto ao Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde atua como professor e colaborador na coordenação dos cursos oferecidos na área de História da Medicina, Filosofia e Bioética para Ciências Biológicas (modalidade médica) e Enfermagem.
Suzie Marra* – Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero com graduação também em Publicidade & Propaganda. Possui experiência profissional em meios de comunicação como AlmapBBDO, Jornal O Globo, Meio & Mensagem e TV Bandeirantes; projetos de responsabilidade social corporativa; e políticas públicas em secretarias de Estado. Pós-graduada em Filosofia da Religião – enfoque em responsabilidade humana e moral ou ética – pelo Programa de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente participa do Grupo de pesquisa em Filosofia da Religião NEMES/ PUCSP e do Laboratório de Humanidades (Coordenadores) da UNIFESP – braço de pesquisa do projeto ‘As patologias da Modernidade e o Remédio das Humanidades’ desenvolvido pelos professores Dante M.C. Gallian, Luiz Felipe Pondé e Rafael Ruiz.