OFICINA – REDES SOCIAIS
O JORNALISMO E A CULTURA DIGITAL – 8h/aula
Período: 03 de março de 2012, sábado, das 9h00 às 18h00
Local: Espaço Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – sede do Sindicato dos Jornalistas – V. Buarque (estação República do metrô)
As matrículas serão aceitas até 01/03/2012 e as vagas são limitadas
Valores: R$ 40,00 à vista para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados
R$ 100,00 à vista para jornalistas, estudantes de Jornalismo não sindicalizados e demais profissionais
Obs.: Despesas com alimentação, acomodação e estacionamento são por conta do participante
Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br
solicitando a inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb (se possuir) e telefones para contato
A participação será confirmada com o pagamento.
O Departamento de Cursos encaminhará e-mail confirmando a vaga.
Para pagamento:
No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15 às 11h45 ou das 13h15 às 17h45
ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9
Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,
CNPJ 62.584.230/0001-00
Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6232.
Para pagamento com CARTÃO DE CRÉDITO: consulte o Departamento de Cursos, telefone (11) 3217 6299 ramal 6233
PROGRAMA:
Parte 1 – A Internet no Jornalismo (2h00)
– A internet como opção de comunicação além dos monopólios midiáticos
– A interatividade da internet e a horizontalização da relação jornalista/leitor
– A confiabilidade da informação na era em que todos são produtores de conteúdo
– A velocidade da comunicação e a escassez de tempo para apurar os fatos
– A autonomia do jornalista através dos blogs
Oficinas Demonstrativas
Oficina 1 (1h30)
Conteúdo Informativo Multimídia – Produzindo vídeo e áudio para web
Oficina 2 (1h00)
Potencializando o seu trabalho com ferramentas e aplicativos livres
– Compartilhando e construindo conteúdos colaborativamente: a utilização de suítes de escritório pelo navegador web;
– Utilizando diretórios virtuais: os seus arquivos disponíveis em qualquer lugar por meio da Internet
Oficina 3
Busca e extração de dados nas redes sociais (1h30)
– Uso de instrumentos e ferramentas analíticas que permitem maximizar presença na rede
Instrutores:
Juarez Tadeu de Paula Xavier é jornalista, formado pela PUC/SP, com mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de S. Paulo (PROLAM/USP), na linha de pesquisa de Comunicação e Cultura; é professor de Jornalismo Especializado na Universidade Estadual Paulista de Bauru, coordenador do curso de jornalismo, colaborador do Coletivo Digital e pesquisador do Centro de Estudo Latino-Americano de Comunicação e Cultura, da Escola de Comunicações e Artes (/CELACC/ECA/USP).
Katia Furtado Yamada é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, está cursando Pós-Graduação em Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, é colaboradora do Coletivo Digital e Coordenadora de Mídias Sociais na agência Vert Social Media Intelligence.
Rodolfo Avelino é analista de sistemas e mestrando em TV Digital pela UNESP Bauru. É componente da organização do Congresso Internacional de Software Livre (CONISLI) e coordenado pedagógico da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital Telecentros.BR. Atualmente faz parte da direção do Coletivo Digital.
Thiago Esperandio defendeu dissertação de mestrado sobre a História Social da Música na Idade Média e é graduado em Letras – Tradutor/Intérprete. Atua como Arte-Educador pela ONG Coletivo Digital.
Felipe Cabral é analista e Programador de Sistemas, Ativista da Cultura Digital e do Software Livre, atua como Designer Instrucional no programa Telecentros.br
Organização: idealizado no final de 2004 para levar adiante a experiência de seus membros nas áreas de inclusão digital, na disseminação e utilização do software livre, e do conhecimento colaborativo. O Coletivo Digital é especializado em prestar serviços na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de oferecer qualidade e eficiência aos seus clientes, oferece soluções utilizando metodologias e aplicativos de última geração.