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Linguagem e História do Cinema : evolução da linguagem cinematográfica nos aspectos estéticos, técnicos e de realização

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Linguagem e História do Cinema : evolução da linguagem cinematográfica nos aspectos estéticos, técnicos e de realização – 32h/aulas


Período: 23 de junho a 11 de agosto de 2012, das 14h00 às 18h00

 

Quem pode participar: jornalistas e interessados em artes e cinema em geral, que pretendam complementar sua formação ou desenvolver conhecimentos sobre a linguagem cinematográfica para aplicação em suas atividades profissionais. Em especial, no campo do jornalismo.

Vagas: 25

(Mínimo de 15 para a realização do curso)

Local do curso: Auditório Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja (sede do Sindicato)

 

Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br

solicitando a pré-inscrição. No e-mail deverá constar nome completo, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb (se possuir) e telefones para contato

 

A pré-inscrição garante a vaga até 20/06/2012, último dia para pagamento.

Valores:

Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados

R$ 250,00 à vista ou em 3 parcelas (1 de R$ 90,00 e 2 de R$ 80,00)

 

Para jornalistas, estudantes de Jornalismo não sindicalizados e demais profissionais

R$ 380,00 à vista ou em 3 parcelas (1 de R$ 150,00 e 2 de R$ 115,00)

 

 

ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a desconto, consulte a tabela com o Departamento de Formação

 

Justificativa: ao contrário de outros tempos, hoje é cada vez mais freqüente a utilização de filmes como material complementar em todas as áreas do conhecimento e assim, um contato mais próximo com o Cinema, sua linguagem e respectiva evolução, seria uma ferramenta a mais para os que precisam recorrer ao audiovisual na busca por um conhecimento. Em especial, no domínio das artes.

 

Objetivo: tendo como referência os principais momentos que marcaram a História do Cinema, despertar nos participantes o interesse pela apreciação do Cinema como uma linguagem própria, diferenciada das outras artes, bem como transmitir os conhecimentos básicos necessários para que os participantes ingressem no estudo da análise do filme. Com isso, espera-se também que o participante possa aplicar o cinema e sua linguagem como mais uma ferramenta na sua área específica de atuação profissional. Especialmente na área do jornalismo, para a qual o curso é basicamente dirigido.

 

Metodologia: as aulas serão ministradas com apresentações de material fílmico (transcritos em vídeo) correspondente; assim, o aluno poderá melhor reconhecer e apreender os conteúdos explorados.

 

Professor: Francisco Rosário  Conte Filho (http://lattes.cnpq.br), é professor de cinema há 36 anos, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e um dos precursores do movimento Super-8 brasileiro nos anos 70, premiado nos principais festivais do formato. Foi professor de Cinema na FAAP durante 20 anos. Leciona o curso História e Linguagem do Cinema no Sindcine – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo e no Espaço Unibanco de Cinema.

 

Conteúdo Programático: o curso será dividido em três conteúdos básicos, a serem explorados de modo intercalado:

1 – Linguagem Cinematográfica, onde serão estudados elementos: Planos, Posições de câmera;

Movimentos de câmera; Corte; Câmera Objetiva e Câmera Subjetiva, Campo e Contra-Campo, “Move-in” e Move-out”, “Flash-Back” e “Flash-forward”,

Simbolismo, Paralelismo, Contraste, Simultaneidade, “Leit-motiv”, “Raccord” e “Faux-Raccord”, Argumento e Roteiro, Direção Cinematográfica, Montagem, a equipe cinematográfica.

 

2 – enquanto se familiariza com os elementos da linguagem cinematográfica, o participante ingressa no segundo conteúdo: a História do Cinema, onde os participantes poderão acompanhar a evolução da Linguagem Cinematográfica através dos tempos.  Nesse contexto, serão estudados os principais períodos que marcaram a História da Cinematografia, como por exemplo as “Fotografias Animadas” (l893/l900), os primórdios da Sétima Arte (1900/1910), o cinema de grande espetáculo Italiano (l911/1918), o Expressionismo Alemão (1919/1929), o “Pós-Expressionismo Alemão (1930/l933), a Escola Soviética (anos 20),  a “Avant-Garde” francesa, os primórdios do Cinema Sonoro (1927/33), o cinema Americano dos anos 30, o “Realismo-Poético Francês” (anos 30), o Cinema de Guerra Americano (l941/45), o “Film Noir” e o Filme “B” em geral, o neo-realismo Italiano (1945 aos anos 50), o “American Realism” (anos 50), a “Nouvelle Vague Francesa” ( 1959 aos anos 60), o Free-Cinema Inglês ( anos 60), o Cinema de Nova York (anos 60), o “Cinema Novo” brasileiro ( anos 60) o “Neo-Expressionismo” Alemão (l978/82), as novas cinematografias dos anos 70 e 80, as cinematografias emergentes dos anos 90, inclusive a brasileira. Serão levantados também, algumas influências que os exemplos dos filmes clássicos vem exercendo na cinematografia contemporânea.

 

3 – Análise do Filme. Nesse módulo, a medida em que os alunos vão tomando contato com os Elementos de Linguagem Cinematográfica e História do cinema, também são convidados a examinar e discutir os materiais fílmicos apresentados no curso, aplicando na prática da análise do filme, os conhecimentos recém adquiridos. Em especial, voltados para o jornalismo.

 

 

Desenvolvimento e cronograma:

 

1º encontro: Apresentação do curso. O cinema e as demais artes. O cinema e o jornalismo.

 

Evolução e formação da Linguagem cinematográfica nos primórdios da cinematografia (1895/vésperas dos anos 20): Lumière, Méliès, Cinema Italiano, Griffith.

 

Principais trechos de filmes: “A chegada do trem na estação” ( Lumière, 1895); “Viagem à Lua” ( Méliès, 1902); “Os últimos dias de Pompéia” ( Caserini, 1913); “Cabiria”  (Pastrone, 1914); “O nascimento de uma nação” e “Intolerância” (Griffith, 1915 e 1916).

 

 

2º encontro: Evolução da Linguagem cinematográfica nos anos 20. A ascensão de Hollywood, o Expressionismo alemão, a Escola Soviética (a montagem e o ‘realismo russo’ ), a Vanguarda francesa ( o surrealismo e outras tendências).

 

Principais trechos de filmes: “Ouro e maldição” (Stroheim, 1923/24); “Em busca do ouro” (Chaplin, 1925); “O gabinete do Dr. Caligari” (Wiene,1919); “Nosferatu” ( Murnau, 1922); “O encouraçado Potenkine” e “Outubro” ( Eisenstein, 1925 e 1927); “O homem com a câmera” ( Dziga vertov, 1929); “Le Chien Andalou”  (Buñuel, 1928).

 

3º encontro: Evolução da Linguagem cinematográfica no final dos anos 20 e anos 30. Transição para o cinema sonoro. Hollywood, Vanguarda Francesa. Primórdios do cinema sonoro (1927- meados dos anos 30), Pós-Expressionismo alemão  (1929-33), o Realismo Poético Francês, Hollywood. Cinema brasileiro. O cinema em cores.

 

Principais trechos de filmes: “O cantor de jazz” ( Crossland, 1927); “L’âge d’or” (Buñuel, 1930); “Limite”( Peixoto, 1930); “M – o vampiro de Düsseldorf” (Lang, 1931); “O sinal da cruz”  (DeMille, 1932); “A grande ilusão” (Renoir, 1937); “Alô alô carnaval” ( Gonzaga, 1936); “E o vento levou” ( Fleming, 1939).

 

 

4º encontro.  Evolução da Linguagem cinematográfica nos anos 40. Cinema francês: o “désuet” (1940-44); Hollywood: o cinema de Guerra Americano (1941-45); O filme “A” e o Filme “B” (‘Film noir’); Orson Welles e o exemplo de “Cidadão Kane” Cinema brasileiro ( Cinédia ).

 

Principais trechos de filmes: “Cidadão Kane” ( Welles, 1941); “Casablanca” ( Curtiz, 1943); “Retrato de mulher”  (Lang, 1944); “O boulevard do crime” ( Carné, 1943 ); “Romance proibido”  (Gonzaga, 1944); “Roma cidade aberta” (Rossellini, 1945); “Ladrão de Bicicletas” ( de Sicca, 1947).

 

 

5º encontro. Evolução da Linguagem cinematográfica nos anos 40 e 50. O cinema e as novas tecnologias do pós-guerra. O equipamento portátil e os filmes de alta sensibilidade. “Filme A” e “Filme B”; “Film Noir” e “Filme B”; “Filme B” e “Filme Z”. O neo- realismo italiano nos anos 50. Hollywood: o “american realism”. A Nouvelle Vague francesa.

 

Principais trechos de filmes: “Almas perversas” ( Lang, 1945); “Crepúsculo dos deuses” ( Wilder, 1950); “A morte num beijo”  ( Aldrich, 1955 ); “Vampiros de almas” ( Siegel, 1956); “Glenn or Glenda” ( Wood, 1953); “A mulher de 15 metros” ( Hertz, 1958); “Melodia Interrompida” (Fitzmaurice, 1955); “Europa 51” ( Rossellini, 1952) e “Na estrada da vida” ( Fellini, 1954); “Uma rua chamada pecado” ( Kazan, 1951); “Ferias de amor” ( Logan, 1955); “Acossado”  (Godard, 1959), “Hiroshima meu amor”  (Resnais, 1959) e “Os incompreendidos”  (Truffaut, 1959).

 

6º encontro. Evolução da Linguagem cinematográfica nos anos 60. “Nouvelle Vague”. O “free-cinema” inglês. Hollywood e o cinema independente. O cinema italiano e a fase individual dos principais cineastas ( Visconti, Fellini, Antonioni ).

 

Principais trechos de filmes: “Alphaville” ( Godard, 1965; “Help” ( Lester, 1967); “Mickey one” ( Penn, 1965 ); “Sem destino” ( Hooper, 1968 ); “A noviça rebelde” ( Wise, 1964); “O leopardo  (Visconti, 1963): “Oito e meio” ( Fellini, 1962); “Deus e o diabo na terra do sol” ( Rocha, 1964); “Os cafajestes”  (Guerra, 1962).

 

7º encontro. O aprimoramento do cinema em cores; cinema e vídeo. Evolução da Linguagem cinematográfica nos anos 70 e 80. O filme “catástrofe” americano. As reconstituições preciosas no cinema europeu dos anos 70. O “neo-expressionismo” alemão e outras cinematografias dos anos 70 e 80.

 

Principais trechos de filmes: “Ludwig” ( Visconti, 1973); “Tubarão” ( Spielberg, 1975 ); “Amarcord” ( Fellini, 1973); “Barry Lyndon”  (Kubrick, 1975); “Nosferatu” (Herzog, 1978); “Mad Max” ( Miller, 1978); “O mistério de Oberwald”  (Antonioni, 1980); “O desespero de Veronika Voss”  (Fassbinder, 1981); “Camilla” ( Bemberg, 1984); “Mulheres à beira de um ataque de nervos” ( Almodóvar, 1988).

 

8º encontro.

1a parte

Reflexão com os participantes a partir de alguns trechos de filmes que ao longo da História do Cinema abordaram o jornalismo ou que tenham jornalistas como personagens. Nessa parte, serão explorados alguns trechos de filmes como: “Aconteceu naquela noite” ( Capra, 1934); “A montanha dos sete abutres” ( Wilder, 1951); “A doce vida” (Fellini, 1960 ); “Todos os homens do presidente” ( Pakula, 1976 ).

2a parte

Livre discussão com os participantes sobre os rumos e tendências do cinema atual, inclusive o brasileiro (anos 90 até os dias de hoje). A partir de então, serão escolhidos pelos próprios alunos, já providos dos conhecimentos básicos necessários, os materiais fílmicos ( trechos de filmes em vídeo) a serem explorados.

 

Para pagamento:

 

No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15 às 11h45 ou das 13h15 às 17h45

 

ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9

Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,

CNPJ 62.584.230/0001-00

 

Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6232.

 

Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula.

Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.

 

ACEITAMOS CARTÃO DE CRÉDITO: Consulte o Departamento de Formação.

 

 

CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,  serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.

 

Atenção: Em caso de desistência:

–     antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;

–     após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;

–     com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.

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