Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Gestão de Relacionamento com a Imprensa – Assessoria de Imprensa na Era Digital

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição


cursos2


Estratégia e Plano de Ação para Relacionamento com a Imprensa

Período: 30 de abril a 04 de junho de 2016, sábados, das 9h00 às 13h00

 

O curso tem o objetivo de preparar o aluno na Gestão de Relacionamento com a Imprensa, a partir análise de situação, planejamento estratégico, elaboração de plano de ação e elaboração de conteúdo a partir de conceitos e de ferramentas de Comunicação.

Vagas: 25

Horário: 9h00 às 13h00

Dias das aulas: 30 de abril, 07, 14, 21 de maio e 04 de junho, sábados

Obs.: Não haverá aula no dia 28 de maio – Emenda Feriado Corpus Christi

Local: Auditório Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque, sede do Sindicato (próximo ao metrô República)
 

Para inscrição: encaminhar para cursos@sjsp.org.br
 

– Os sindicalizados, pré-sindicalizados e os que já participaram de palestras/cursos no Sindicato: nome completo, empresa onde  trabalha, função e telefones para contato

 

– Os demais: nome completo, data de nascimento, formação (curso, faculdade e ano que se formou), MTb, empresa onde trabalha, função  e telefones para contato

 

– Os estudantes deverão informar o curso, instituição e período/semestre que estão cursando

 

Valores:

Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados

R$ 210,00 à vista para pagamento até 20 de abril de 2016

R$ 250,00 à vista para pagamento após de 20 de abril

R$ 300,00 em 3 parcelas de R$ 100,00 no cartão de crédito

 

Para jornalistas e estudantes de Jornalismo não sindicalizados

R$ 280,00 à vista para pagamento até 20 de abril

R$ 330,00 à vista para pagamento após 20 de abril

R$ 390,00 em 3 parcelas de R$ 130,00 no cartão de crédito

 

Metodologia: Preparar o aluno para atuar no segmetgno, a partir de conhecimento teórico, estudos de casos e aulas práticas.

 

Conteúdo

Dia 1

 Contexto de grandes mudanças a partir dos avanços no meio digital;

 O que é uma notícia, lead, agenda setting, gatekeeper;

 Mercado jornalístico e rotina das redações de jornais, blogs, portais, revistas e emissoras de rádio e TV;

 O Relacionamento com a Imprensa como estratégia de Marketing;

 

Dia 2

 Perfil do profissional

o dentro de uma empresa,

o dentro de uma agência,

o autônomo.

 Tipos de Assessoria de Imprensa (Empresas, Startups, Organizações Sociais, Personalidades; Política, Produtos e Imprensa Regional);

 Planejamento de Relações com a Imprensa;

 Preparação de Porta-vozes (alinhamento de discursos, elaboração de Q&A: perguntas e respostas, discurso);

 Abordagem de Jornalistas (Relacionamento e Como sugerir uma pauta);

 

Dia 3

 Organização de Media Training;

 Elaboração de Manual de Relações com a Imprensa;

 Relacionamento com a Imprensa para Gerenciamento de Crises;

 Tipos de entrevista: exclusiva, coletiva, off; individual;

 Ética do assessor de Imprensa X Ética do jornalista.

 

Dia 4

 Apresentação de Casos de Sucesso (empresas varejistas;

 Estudo de casos em Grupo;

 Convidado Externo para contar um case em detalhes e estimular o Empreendedorismo.

 

Dia 5 (Laboratório)

 Aula práticas para uso das Ferramentas:

o criação de press-kit, release, sugestão de pauta e nota para a Imprensa,

o elaboração de mailing,

o envio de releases,

o follow-up de uma sugestão de pauta (acompanhamento);

o clipagem de notícias.

 

Bibliografia

CAHEN, Roger. Comunicação Empresarial, a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. Ed. Best Seller.

KOTSCHO, Ricardo. A prática da reportagem. Editora Ática.

DIMENSTEIN, Gilberto e KOTSCHO, Ricardo. A aventura da reportagem. Summus Editorial.

NASSAR, Paulo e FIGUEIREDO, Rubens. O que é comunicação empresarial. Ed. Brasiliense (Coleção primeiros passos n.º 297)

KELLER, Kevin Lane e MACHADO, Marcos. Gestão Estratégica de Marcas. Ed. Pearson.

REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial, comunicação institucional: conceitos, estratégias, sistemas, estrutura, planejamento e técnicas. Ed. Summus

LOPES, Marilene. Quem tem medo de ser notícia? Ed. Makron Books

NOGUEIRA, Nemércio. Media training. Cultura Editores Associados

CHURCHILL, Gilbert A. Jr. e PETER, J. Paul. Marketing. Marketing: criando valor para os clients. Editora Saraiva.

VILLELA, Regina. Quem tem medo da Imprensa? Ed. Campus.

SANER, Raymond. O negociador experiente. Editora SENAC São Paulo.

LEMPEREUR, Alain Pekar; SEBENIUS, James e DUZERT, Yann Igor Pierre G. Manual de Negociações Complexas. FGV Editora.

 

Sobre Dario Vedana

Jornalista e mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, com Certificate in Marketing Management pelo Insper Ibmec São Paulo. Possui mais de 12 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação, Gestão de Marca, Mídia e Assessoria de Imprensa, adquirida em empresas dos segmentos financeiros (banco, financeira, seguro e previdência), varejo, comércio varejista e atacadista, construção civil, farmacêutico, tecnologia e terceiro setor. O jornalista atuou por 4 anos diretamente em Assessoria de Imprensa, com passagens pelo Unibanco, Unibanco AIG e FSB Comunicações (no atendimento às contas de Makro Atacadista, Cetelem, Método Engenharia, Liberty Seguros, Indiana Seguros, Bematech). Também atuou em Inteligência de Mercado na Bristol-Myers Squibb. Foi responsável pelo Marketing da FAPCOM por quatro anos.

É fundador da Inovando Mais, consultoria de Marketing e Educação, atuando em projetos para clientes como: iba (Editora Abril), Tecnisa, HSM Educação, Óculos SHOP, Cred-System, Munddo Distribuidora, Hoga Construções, Tapix, Triple S, Rykte, MegaJogos, Buscapé e Endeavor.

 

PARA PAGAMENTO:

COM CARTAO DE CRÉDITO. Consulte o Departamento de Formação

No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 10h00 às 12h00 e das 13h15 às 17h45

ou depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9

Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,

CNPJ 62.584.230/0001-00

 

Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br

 

CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,  serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.

 

Atenção: Em caso de desistência:

–     antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago;

–     após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;

–     com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.

também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo