Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA – de A a Z – 32h/aulas

Tipo

Público alvo

Carga horária

Incrições

Início

Valor

Link para inscrição


Período: 09 de março a 04 de maio de 2013, somente aos sábados, das 9h00 às 13h00  (08 aulas no total)

Quem pode participar: profissionais que atuam ou pretendem atuar em Assessoria de Imprensa/Comunicação e estudantes de Jornalismo 

Dias das aulas: 09, 16, 23 de março, 06, 13, 20, 27 de abril e 04 de maio Não haverá aula no dia 30 de março – emenda Feriado Paixão de Cristo 

Horário: 9h00 às 13h00  

Vagas: 30 

Local do curso: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (a 15 minutos da estação SANTA CECÍLIA do metrô)
Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br solicitando a pré-inscrição. 

No e-mail deverá constar nome completo, formação (curso, faculdade e ano que se formou), número do MTb (se possuir), empresa onde trabalha, função e telefones para contato 

A pré-inscrição garante a vaga até 01/03/2013, último dia para pagamento (valor à vista ou da primeira parcela). 

Valores: Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados R$ 250,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 90,00 e duas de R$ 80,00) 

Para jornalistas e estudantes de Jornalismo não sindicalizados R$ 380,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 150,00 e duas de R$ 115,00)

ATENÇÃO

Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a DESCONTO, CONSULTE A TABELA COM O DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO

O curso abrange as atividades essenciais de Assessoria de Imprensa e suas ramificações como relacionamento com os veículos, planejamento, gestão de crise, mídia training, avaliação de resultados, comunicação interna e empreendedorismo (para aqueles interessados em abrir sua própria agência ou atuar como freelancer atendendo diretamente seus cientes)Em um único curso, o participante tem a oportunidade de conhecer das rotinas mais comuns em assessoria de imprensa às práticas mais inovadoras adotadas para conquistar espaço na mídia e reputação junto aos formadores de opinião.Para os estudantes e profissionais que estão iniciando na área, o curso possibilita conhecer as práticas do dia-a-dia. Para quem já atua na área, o curso propõe novas atividades para otimizar os resultados junto aos assessorados e estimula uma ampla discussão para reflexão e reciclagem dos conhecimentos.

Objetivos

• Capacitar os participantes para atuarem em Assessoria de Imprensa/Assessoria de Comunicação, seja em agências ou departamentos de instituições públicas ou privadas ou atendendo seus próprios clientes (sejam empresas, profissionais liberais, artistas, entidades do terceiro setor etc).

• Oferecer conceitos modernos de Assessoria de Imprensa, posicionando estrategicamente a atividade envolvendo a necessidade de planejamento, conquista de metas e avaliação de resultados.

• Discutir o perfil do profissional, formação e pré-requisitos exigidos pelas empresas e agências.

• Apresentar as atividades do dia-a-dia do profissional, discutir a relação do assessor de imprensa com o cliente e com o jornalista de veículo.

• Apresentar os instrumentos utilizados para contatar os profissionais de veículos e difundir informações sobre o assessorado.

• Oferecer subsídios para que os participantes possam desenvolver planos de gestão de crises e saibam como proceder durante situações que comprometam a imagem de seus assessorados.

• Possibilitar o treinamento de seus assessorados para um melhor desempenho junto à Imprensa (mídia training).

• Oferecer subsídios para que os participantes desenvolvam um plano de Assessoria de Imprensa/Assessoria de Comunicação para seus clientes.

• Oferecer recursos para avaliação de resultados, fidelização de clientes e prospecção para quem pretende atuar como autônomo ou abrindo sua própria empresa.

Alguns tópicos abordados no curso:

• Como iniciar um trabalho de Assessoria de Imprensa do ponto zero

• Como conhecer e contatar os profissionais de veículos

• A função do assessor de imprensa – perfil profissional

• Rotina do Assessor de Imprensa em uma organização

• Instrumentos para informar os profissionais de veículos: da visita a redação aos artigos; do press-releases à nota, matéria especial e sugestão de pauta – as ferramentas em AI

• Assessoria de Imprensa e as Redes Sociais 

• Como elaborar mailings e sugerir pautas de interesse dos veículos

• Como atender as solicitações dos jornalistas

• Como promover, organizar e acompanhar entrevistas

• O papel do Assessor de Imprensa nas organizações

• Planejamento em Assessoria de Imprensa

• Papel do Assessor de Imprensa no processo de gestão de crise

• Como elaborar um plano de Gestão de Crise

• Como preparar o porta-voz: programa de mídia training para o assessorado

• Assessoria de Imprensa em feiras e eventos

• Assessoria de Imprensa fora do mundo corporativo (para artistas, celebridades etc.)

• Assessoria de Imprensa e público interno

• Assessoria de Imprensa e publicações externas

• Avaliação dos resultados – clipping e análise/auditoria de imagem

• Perfil do assessor e empregabilidade em Assessoria de Imprensa

• Prospecção e Atendimento ao cliente

• Proposta de trabalho x Projeto e Cobrança: defendendo seus direitos• Critérios para cobrança

• Questões éticas em Assessoria de Imprensa

• Como conciliar interesses do cliente e da Imprensa

• Harmonia e sinergia com outras áreas de Comunicação e as diferenças de Assessoria de Imprensa com Relações Públicas, Lobby, Publicidade e Marketing

• Walmir de Medeiros LimaJornalista formado pela UMESP, trabalhou em veículos cobrindo Variedades e Cultura. Migrou para a área de Comunicação Empresarial na qual se especializou exercendo cargos executivos em agências e em empresas de diferentes segmentos e portes. Desenvolveu projetos para SIEEESP, Quality Sistemas e Tecnologia, PCD Tecnologia, ABRE, Viva Melhor, ANAB-Brasil, Grupo Fenícia, Universidade Bandeirantes de São Paulo, Faculdade e Colégio Albert Einstein, Transpetro (Sistema Petrobrás), Rhodia, Leite Martinhos Advogados Associados entre outras organizações. Lecionou na Universidade Metodista de São Paulo, Universidade de Guarulhos, Senac e Unice(CE). Atualmente, integra a ACM Comunicação.

Para pagamento: 
Cartão de Crédito: Consulte o Departamento de Formação 

No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15 às 11h45 ou das 13h15 às 17h45 

Depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, CNPJ 62.584.230/0001-00

Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240

Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula. Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação. 

CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo,  serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.

Atenção: Em caso de desistência: – antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago; – após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;- com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.

também estão com matrículas abertas

Pular para o conteúdo