Período: 09 de março a 04 de maio de 2013, somente aos sábados, das 9h00 às 13h00 (08 aulas no total)
Quem pode participar: profissionais que atuam ou pretendem atuar em Assessoria de Imprensa/Comunicação e estudantes de Jornalismo
Dias das aulas: 09, 16, 23 de março, 06, 13, 20, 27 de abril e 04 de maio Não haverá aula no dia 30 de março – emenda Feriado Paixão de Cristo
Horário: 9h00 às 13h00
Vagas: 30
Local do curso: Ação Educativa, Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque (a 15 minutos da estação SANTA CECÍLIA do metrô)
Os interessados deverão encaminhar e-mail para cursos@sjsp.org.br solicitando a pré-inscrição.
No e-mail deverá constar nome completo, formação (curso, faculdade e ano que se formou), número do MTb (se possuir), empresa onde trabalha, função e telefones para contato
A pré-inscrição garante a vaga até 01/03/2013, último dia para pagamento (valor à vista ou da primeira parcela).
Valores: Para jornalistas sindicalizados e estudantes de Jornalismo pré-sindicalizados R$ 250,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 90,00 e duas de R$ 80,00)
Para jornalistas e estudantes de Jornalismo não sindicalizados R$ 380,00 à vista ou em 3 parcelas (a primeira de R$ 150,00 e duas de R$ 115,00)
ATENÇÃO
Os que já participaram dos cursos (EXCETO das atividades gratuitas: seminários, cursos e palestras) têm direito a DESCONTO, CONSULTE A TABELA COM O DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
O curso abrange as atividades essenciais de Assessoria de Imprensa e suas ramificações como relacionamento com os veículos, planejamento, gestão de crise, mídia training, avaliação de resultados, comunicação interna e empreendedorismo (para aqueles interessados em abrir sua própria agência ou atuar como freelancer atendendo diretamente seus cientes)Em um único curso, o participante tem a oportunidade de conhecer das rotinas mais comuns em assessoria de imprensa às práticas mais inovadoras adotadas para conquistar espaço na mídia e reputação junto aos formadores de opinião.Para os estudantes e profissionais que estão iniciando na área, o curso possibilita conhecer as práticas do dia-a-dia. Para quem já atua na área, o curso propõe novas atividades para otimizar os resultados junto aos assessorados e estimula uma ampla discussão para reflexão e reciclagem dos conhecimentos.
Objetivos
• Capacitar os participantes para atuarem em Assessoria de Imprensa/Assessoria de Comunicação, seja em agências ou departamentos de instituições públicas ou privadas ou atendendo seus próprios clientes (sejam empresas, profissionais liberais, artistas, entidades do terceiro setor etc).
• Oferecer conceitos modernos de Assessoria de Imprensa, posicionando estrategicamente a atividade envolvendo a necessidade de planejamento, conquista de metas e avaliação de resultados.
• Discutir o perfil do profissional, formação e pré-requisitos exigidos pelas empresas e agências.
• Apresentar as atividades do dia-a-dia do profissional, discutir a relação do assessor de imprensa com o cliente e com o jornalista de veículo.
• Apresentar os instrumentos utilizados para contatar os profissionais de veículos e difundir informações sobre o assessorado.
• Oferecer subsídios para que os participantes possam desenvolver planos de gestão de crises e saibam como proceder durante situações que comprometam a imagem de seus assessorados.
• Possibilitar o treinamento de seus assessorados para um melhor desempenho junto à Imprensa (mídia training).
• Oferecer subsídios para que os participantes desenvolvam um plano de Assessoria de Imprensa/Assessoria de Comunicação para seus clientes.
• Oferecer recursos para avaliação de resultados, fidelização de clientes e prospecção para quem pretende atuar como autônomo ou abrindo sua própria empresa.
Alguns tópicos abordados no curso:
• Como iniciar um trabalho de Assessoria de Imprensa do ponto zero
• Como conhecer e contatar os profissionais de veículos
• A função do assessor de imprensa – perfil profissional
• Rotina do Assessor de Imprensa em uma organização
• Instrumentos para informar os profissionais de veículos: da visita a redação aos artigos; do press-releases à nota, matéria especial e sugestão de pauta – as ferramentas em AI
• Assessoria de Imprensa e as Redes Sociais
• Como elaborar mailings e sugerir pautas de interesse dos veículos
• Como atender as solicitações dos jornalistas
• Como promover, organizar e acompanhar entrevistas
• O papel do Assessor de Imprensa nas organizações
• Planejamento em Assessoria de Imprensa
• Papel do Assessor de Imprensa no processo de gestão de crise
• Como elaborar um plano de Gestão de Crise
• Como preparar o porta-voz: programa de mídia training para o assessorado
• Assessoria de Imprensa em feiras e eventos
• Assessoria de Imprensa fora do mundo corporativo (para artistas, celebridades etc.)
• Assessoria de Imprensa e público interno
• Assessoria de Imprensa e publicações externas
• Avaliação dos resultados – clipping e análise/auditoria de imagem
• Perfil do assessor e empregabilidade em Assessoria de Imprensa
• Prospecção e Atendimento ao cliente
• Proposta de trabalho x Projeto e Cobrança: defendendo seus direitos• Critérios para cobrança
• Questões éticas em Assessoria de Imprensa
• Como conciliar interesses do cliente e da Imprensa
• Harmonia e sinergia com outras áreas de Comunicação e as diferenças de Assessoria de Imprensa com Relações Públicas, Lobby, Publicidade e Marketing
• Walmir de Medeiros LimaJornalista formado pela UMESP, trabalhou em veículos cobrindo Variedades e Cultura. Migrou para a área de Comunicação Empresarial na qual se especializou exercendo cargos executivos em agências e em empresas de diferentes segmentos e portes. Desenvolveu projetos para SIEEESP, Quality Sistemas e Tecnologia, PCD Tecnologia, ABRE, Viva Melhor, ANAB-Brasil, Grupo Fenícia, Universidade Bandeirantes de São Paulo, Faculdade e Colégio Albert Einstein, Transpetro (Sistema Petrobrás), Rhodia, Leite Martinhos Advogados Associados entre outras organizações. Lecionou na Universidade Metodista de São Paulo, Universidade de Guarulhos, Senac e Unice(CE). Atualmente, integra a ACM Comunicação.
Para pagamento:
Cartão de Crédito: Consulte o Departamento de Formação
No Sindicato: Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja, de segunda à sexta, das 9h15 às 11h45 ou das 13h15 às 17h45
Depósito bancário: Santander – Agência 0083 – Conta Corrente 13.001.669/9Favorecido: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, CNPJ 62.584.230/0001-00
Importante: Enviar o comprovante para cursos@sjsp.org.br ou para o fax (11) 3217 6299 ramal 6240
Atenção: Optando pelo pagamento parcelado, entregar os cheques pré-datados no 1o. dia de aula. Outras formas e datas para pagamento, consulte o Departamento de Formação.
CERTIFICADOS: Os certificados, expedidos pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, serão fornecidos após a freqüência em, no mínimo, 70% das aulas.
Atenção: Em caso de desistência: – antes do início do curso: ressarcimento de 85% do valor pago; – após o início do curso e com até 50% de aulas já ministradas: 50% do valor do curso;- com mais de 50% das aulas ministradas: não haverá ressarcimento.