Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Nota Oficial

Marina merece respeito! Total repúdio aos senadores misóginos que a atacaram e querem “passar a boiada” e devastar nossos biomas!

Redação


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam veementemente o ataque desrespeitoso e misógino sofrido pela ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança Climática, por parte de senadores da República, em um episódio vergonhoso que vai além da violência de gênero e que representa também um grave ataque à pauta ambiental.

É inadmissível que parlamentares, especialmente os que integram a Comissão de Infraestrutura do Senado, atuem de forma contrária à preservação ambiental. Esse grupo de senadores da extrema-direita faz parte dos 53 que aprovaram, na semana passada, o projeto de lei 1259/2021, o “PL da Devastação”, que fragiliza o licenciamento ambiental e abre espaço para autolicenciamentos sem critérios técnicos e análises de impacto.

Essa tentativa de “passar a boiada” põe em risco a segurança ambiental e social do país, afronta a Constituição e ignora os alertas da ciência diante das mudanças climáticas e da destruição de biomas.

A ministra Marina Silva tem uma história de vida e uma luta em defesa da preservação ambiental que são reconhecidas e valorizadas em todo o mundo. As hostilidades de que ela foi vítima combinam todas as formas de discriminação historicamente praticadas pela elite brasileira, por ser ela uma legítima e digna representante das populações amazônidas.

Em nome da categoria profissional das e dos jornalistas, o SJSP e a Fenaj se solidarizam integralmente com a ministra Marina Silva e exigem respeito às normas, à democracia, à liberdade de expressão, ao meio ambiente e a todas as mulheres.

São Paulo, 30 de maio de 2025

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Ir para o conteúdo