Em decisão publicada nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, a Justiça do Estado de São Paulo decretou a falência da Editora Três, responsável pela publicação de revistas como a IstoÉ e a IstoÉ Dinheiro.
Na sentença (veja o documento abaixo), o magistrado responsável pela decisão destacou os seguidos descumprimentos por parte da Editora Três em relação ao plano de recuperação judicial.
A decisão determina também o bloqueio de ativos financeiros da empresa falida, como contas bancárias e imóveis.
A situação das e dos jornalistas nos últimos meses era dramática. Com cerca de 50 funcionários e pouco mais de duas dúzias de jornalistas, a quase a totalidade desse contingente é de PJs sem nenhum tipo de contrato formal.
Sem receber salários em dia há muitos meses nem tampouco outras obrigações trabalhistas como décimo terceiro salário ou o FGTS, a categoria resistia em uma greve de quase um mês.
Agora, o Departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) prestará a assistência aos profissionais da Editora Três para que tenham garantidos os pagamentos devidos no processo de falência.