Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

JORNALISTAS REFORÇAM MOBILIZAÇÃO DESTE DOMINGO, 14 DE DEZEMBRO

Com esse Congresso não dá! Sem anistia para golpistas!
Redação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) conclama a categoria a participar dos atos convocados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para o próximo domingo (14) em várias cidades do estado, como de todo País. Na capital, será às 14h no vão livre do Masp.

As cenas de truculência, autoritarismo e de traição aos interesses populares dentro da Câmara Federal e do Senado, em 9 e 10 de dezembro, nos leva a afirmar em alto e bom som: Com esse Congresso não dá!

Na terça-feira (9), em meio ao agito midiático sobre outras pautas, o Senado aprovou o Marco Temporal, restringe o direito dos povos originários à demarcação de suas terras apenas às ocupadas antes de 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a atual da Constituição Federal.

A brutalidade e violência com que foi tratado o protesto do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), que ocupou a cadeira da Presidência, em resposta ao anúncio de Hugo Motta (Republicanos-PB) de que o processo de cassação de seu mandato iria à votação em plenário, o cerceamento do trabalho das(os) jornalistas, que foram empurrados para fora do plenário e a derrubada proposital do sinal da TV Câmara, um veículo público para informar a população, deixa explícito não apenas a violência e autoritarismo do deputado do Republicanos, mas um golpe à liberdade de informação, determinada na Declaração de Direitos Humanos e na Constituição de 1988.

Horas depois das cenas agressivas no plenário, o Projeto de Lei da dosimetria, que propõe a redução das penas de Jair Bolsonaro e demais envolvidos nas tramas de golpe de Estado de 2022 e nos atentados à democracia, em 8 de janeiro de 2023, foi aprovado por 291 votos favoráveis e 148 contrários, com uma abstenção (77 parlamentares se ausentaram).

Por considerar que estes episódios ferem as liberdades democráticas, o SJSP se soma aos esforços das frentes, neste domingo, para a realização de uma potente mobilização.

O SJSP exige rigor na apuração e responsabilização do presidente da Câmara, Hugo Motta, assim como dos que executaram as agressões a jornalistas e parlamentares e de quem praticou a censura ao cortar o sinal da TV Câmara.

Estaremos novamente nas ruas contra mais esse grave atentado à democracia brasileira, para exigir a renúncia do presidente da Câmara Federal e afirmar a necessidade de uma Reforma Política no Brasil para assegurar o respeito ao Estado Democrático de Direito e real representação dos interesses populares na Câmara e no Senado. Pois com esse Congresso não dá!!

Sem anistia para golpistas!

Confira aqui em quais cidades do Interior nossos diretores estarão na manifestação domingo, 14/12:

Campinas, 9h, Largo do Pará
Ribeirão Preto, na Esplanada do Pedro II, às 15h30
Araraquara, no Parque Infantil, às 10h
São Carlos, na Praça XV de Novembro, às 17h
Santos, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340), às 10h
Bauru, Parque Vitória Régia, às 14H

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo