Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas prosseguem terça (11) com debates para reforma do Estatuto do Sindicato

Jornalistas prosseguem terça (11) com debates para reforma do Estatuto do Sindicato


Reunião é às 20h, na sede da entidade, na capital, discutindo o processo eleitoral do Sindicato e composição da diretoria


Na capital, a categoria continua as discussões para a reforma do Estatuto do Sindicato dos Jornalistas em reunião nesta terça-feira (11), às 20h, no auditório Vladimir Herzog, na sede da entidade, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro paulistano. O processo eleitoral do Sindicato e composição da diretoria são os temas deste encontro. Participe e traga suas propostas.

O debate faz parte do calendário de Reuniões Preparatórias Temáticas que o Sindicato está realizando para discutir previamente os temas que estarão em pauta no 15º Congresso Estadual dos Jornalistas, que ocorre de 4 a 6 de agosto, na capital paulista.

As duas últimas reuniões para discussão do Estatuto ocorrerão no próximo dia 18 (terça-feira), com os temas “Comissão de Ética”, às 12h, e “Financiamento do Sindicato”, às 20h, também na na sede do Sindicato. Para apresentar propostas de alteração do Estatuto é imprescindível a participação do jornalista nas reuniões. O prazo para o recebimento de emendas, por escrito, é o dia 20 de julho, pelo e-mail  15congresso@sjsp.org.br.

As discussões específicas para a reforma estatutária começaram em junho e a última reunião foi no último 6 de julho, abordando a relação do Sindicato com os associados e formas de enraizar e ampliar a atuação da entidade entre os jornalistas.

Na ocasião, foram debatidas algumas mudanças ao anteprojeto apresentado para a discussão. Uma delas busca regulamentar a participação de jornalistas não associados em determinadas votações de assembleias gerais. Essa participação já ocorre, atualmente, em assembleias de campanha salarial, por exemplo, mas não está prevista estatutariamente. Outra proposta apresenta uma definição mais precisa a respeito do Congresso Estadual dos Jornalistas.

O anteprojeto de Estatuto traz várias modificações nesse ponto, com destaque para novas regras que facilitam o processo de formação de chapas, ao reduzir algumas exigências hoje em vigor. Confira abaixo os textos que são base das discussões. 

Baixe os documentos:
Anteprojeto de Estatuto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Caderno com estatutos de diversas entidades e documentos relativos à Comissão de Ética

Escrito por: Redação – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo