Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas propõem protocolo de conduta a guardas municipais de SP

Jornalistas propõem protocolo de conduta a guardas municipais de SP


Pedido foi feito pelo sindicato da categoria após o jornalista Léo Pinheiro ser preso de maneira arbitrária enquanto registrava uma abordagem da GCM


São Paulo – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo propôs à prefeitura da capital um protocolo de atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em relação ao trabalho da imprensa. O ofício foi enviado na última sexta-feira (3) ao secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.

A iniciativa surgiu após a prisão do repórter fotográfico Léo Pinheiro, em 31 de janeiro. O jornalista foi detido enquanto registrava a abordagem dos guardas a uma moradora em situação de rua. Na prisão, foi alegado que ele “atrapalhava a ação policial”.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual na manhã desta segunda-feira (6), o secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas, André Freire, explica que a ideia é evitar que a GCM censure os jornalistas. “Nós não queremos que a GCM imite a Polícia Militar do Alckmin, impedindo que jornalistas exerçam a profissão, fazendo censura na hora que há a cobertura do fato, como houve em diversas manifestações”, afirma.

Clique aqui e ouça.

Escrito por: Redação RBA (Rede Brasil Atual)

Foto: João Luiz/SECOM

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo