Os jornalistas do periódico Cruzeiro do Sul, com sede no município de Sorocaba, aprovaram por unanimidade em assembleia realizada na tarde da última segunda-feira, 3, o Acordo de Compensação de Horas que garante um dia a mais de folga na semana em que o jornalista está de plantão no final de semana (sábado e domingo).
A conquista desse dia a mais de folga é fruto da negociação realizada pelos diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), que entendem a necessidade da empresa dar contrapartidas aos trabalhadores pela implantação do banco de horas.
“A assembleia desta segunda-feira coroou um grande esforço que trouxe importante conquista aos jornalistas, garantindo uma reivindicação antiga da redação e corrigindo o último Acordo de Compensação de Horas firmado”, afirma Edvaldo Antônio de Almeida, Ed, secretário do Interior e Litoral.
Fim da jornada de trabalho abusiva
A folga conquistada deverá ser gozada, impreterivelmente, na quinta ou na sexta-feira que antecedem o final de semana trabalhado, ou na segunda, terça ou quarta-feira após o plantão. O objetivo é por fim a uma distorção na escala de trabalho que resultava em “semanas” de 12 e até 19 dias ininterruptos de trabalho.
Outras conquistas: compensação de 3 em 3 meses e grupo de trabalho para acompanhar a jornada
Outros dois importantes avanços garantidos pelo Sindicato foram a compensação de todas as horas positivas ou negativas de 3 meses em 3 meses – no acordo anterior era de seis meses – , e a criação de um grupo de trabalho composto por representantes do Sindicato e da empresa para acompanhar e auxiliar na elaboração da escala de trabalho.
Manutenção da jornada aos finais de semana e feriadões
O Acordo de Compensação de Horas aprovado manteve conquistas anteriores que asseguram aos jornalistas o descanso de dois finais de semana inteiros (sábado e domingo) intercalados pelo trabalho de um final de semana completo (sábado e domingo); e o gozo dos feriados prolongados, nos quais os jornalistas folgam durante quatro dias seguidos.
A assembleia contou com a participação do secretário do Interior e Litoral, Edvaldo Antônio de Almeida, a secretária adjunta, Fabiana Caramez, o diretor regional de Sorocaba José Antônio Rosa, os diretores de base Adriane Mendes e Fernando Guimarães e o coordenador do Departamento Jurídico da entidade Raphael Maia.