Após pedido feito pela Regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo (SJSP) e negociações entre nossos diretores regionais e o Poder Público, a Prefeitura de Sorocaba anunciou nesta quinta-feira (1º), a abertura de cadastro para vacinação dos jornalistas em atividade profissional contra a covid-19.
Segundo a nota da Prefeitura, o cadastro é destinado somente para jornalistas que possuem MTB ou DRT (registro profissional da categoria) e estão atuando em empresas de Comunicação na cidade de Sorocaba e esse público será atendido conforme disponibilidade de doses restantes das ações de imunização realizadas, a conhecida “xepa”.
“Estamos em uma batalha desde a adoção, tanto por parte da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), como do nosso Sindicato (SJSP), da campanha que pede a inclusão dos jornalistas na lista de categorias prioritárias para a vacinação contra a covid-19. Em Sorocaba tivemos um avanço em comparação a outras cidades do Estado, mas ainda não conseguimos a totalidade do nosso pedido, a vacinação rápida de todos os jornalistas. Demos um passo importante e vamos seguir em busca do nosso objetivo: vacinação de todos!”, explica o diretor da Regional Sorocaba do SJSP, Pedro Courbassier.
A Regional Sorocaba do SJSP informa a categoria que, diante do limite e da forma apresentados pela Prefeitura, continuará em negociação para garantir a vacinação de todos os jornalistas e com data determinada.
Enquanto isso, a orientação é que os jornalistas preencham o cadastro disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SES), e mantenha-nos informados de quem está sendo chamado.
A Regional Sorocaba do SJSP entrará em contato com as empresas de comunicação para assegurar que os jornalistas sejam liberados e tenham como se locomover até o local de vacinação conforme chamamento do Poder Público.