Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalistas de O Vale e Bom Dia aprovam estado de greve

Jornalistas de O Vale e Bom Dia aprovam estado de greve


vale1

 

Jornalistas dos jornais O Vale e Bom Dia, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, aprovaram por unanimidade o estado de greve em assembleia da categoria realizada na tarde desta quinta-feira (24).

A decisão foi tomada após o anúncio da empresa Valebravo Editorial de alterar as datas de pagamentos dos salários, adiantamentos, retroativos do reajuste 2012 e pagamento da segunda parcela do 13o salário de 2012.

Após constantes atrasos que ocorrem desde o final de 2012, a empresa informou que fará os pagamentos nas seguintes datas:

Adiantamento de 20 de janeiro em 31 de janeiro

Pagamento de 5 de fevereiro em 18 de fevereiro

Adiantamento de 20 de fevereiro em 28 de fevereiro

Pagamento de 5 de março em 18 de março

Adiantamento de 20 de março em 29 de março

Pagamento de 5 de abril em 19 de abril

Adiantamento de 20 de abril em 30 de abril

Em reunião com a direção da Regional Vale do Paraíba do Sindicato dos Jornalistas, a Valebravo informou que só poderia iniciar o pagamento dos salários e adiantamentos na data correta a partir de maio.

Também informaram que os retroativos (em quatro parcelas, não em três conforme Acordo Coletivo) só serão pagos após o acerto dos salários e que segunda parcela do 13o salário de 2012 será paga em 20 de junho.

Sobre a regularização das férias, a empresa informou que ocorrerá somente a partir de maio. Sobre a multa por atraso no pagamento, prevista na convenção coletiva, a empresa disse não ser possível prever possíveis datas para pagamento.

Diante do quadro apresentado, o sindicato questionou a respeito da garantia de emprego dos trabalhadores, a qual os representantes da empresa na reunião (Hélcio Costa – Editor chefe e Luciana – chefe do RH) disseram não poder confirmar, porém se comprometeram à encaminhar a proposta à diretoria da Valebravo na próxima semana.

Os jornalistas, após amplo debate, decidiram rejeitar a imposição da empresa referente aos pagamentos em demonstração ao descontentamento da categoria.

Com o histórico de descumprimento de acordos propostos e com um calendário de pagamentos muito ruim, o sindicato propôs a votação de um estado de greve, aprovado por unanimidade.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo